Aston Martin AM-RB 003: trilogia de motor central

Texto: Filipe Bragança
Data: 8 Março, 2019

O AM-RB 003 é o terceiro represente da quadra de automóveis de motor central da Aston, depois das apresentações do Valkyrie, do Valkyrie AMR Pro e de posterior chegada à gama do Vantage ‘Vision Concept’.

Como o nome indica este foi o terceiro carro, de motor central, a ser apresentado pela marca britânica. Encontra-se neste momento em exibição no Salão de Genebra, ao lado outros três automóveis de motor central da Aston Martin. O projecto ‘003’ da marca britânica passou do papel para a realidade com a colaboração da Red Bull Advanced Technologies, equipa de Fórmula 1 com quem a marca tem uma parceria. O foco da equipa de Red Bull no desenvolvimento deste automóvel foi a optimização da aerodinâmica e das qualidades do chassis. Em termos de potência, o AM-RB 003 recebeu um bloco V6 turbo híbrido.

De acordo com Miles Nurnberger, director de design da Aston Martin este AM-RB 003 foi largamente influenciado pelo Valkyrie: “Neste 003 fizemos questão de não mascarar a suas semelhanças com o Valyrie mas, ao mesmo tempo, entendemos que este 003 é uma refinação do seu predecessor e não uma diluição do seu carácter. Sabemos que o design não é tão extremo como no outro (Valkyrie), em alguns apectos, mas consegue ser tão arrojado como ele em outros”.

Para além de tecnologia da Fórmula 1 este 003 traz um segredo – o ‘FlexFoil’ desenvolvido pela ‘FlexSys Inc.’ é uma camada de metal especial, aprovado pela NASA, que se adapta aos desafios aerodinâmicos impostos pelos fluxos de ar em movimento. A Aston Martin é a primeira marca automóvel a aplicar esta tecnologia aeroespacial a  um automóvel.

A grande diferença em relação ao Valkyrie prende-se com os níveis de conforto. Embora a filosofia desportiva se mantenha, este AM-RB 003 traz para além de uma pequena bageira, um ‘cockpit’ maior brindado com um sistema de infotainment moderno e um ecrã táctil embutido no volante. Em termos de performance, a Aston Martin não avançou mais informações, sabendo-se apenas que esta será uma edição limitada a 500 unidades que deverá chegar no final de 2021.

 

Veja também:

As novidades do maior salão automóvel do mundo
Revista Turbo no Salão de Genebra 2019
Hispano Suiza está de volta na pele do Carmen
Carro Mundial do Ano 2019: Finalistas conhecidos

Partilhar