Publicidade

Conheça algumas das novidades previstas para 2024

Texto: Carlos Moura
Data: 4 de Agosto, 2023

As marcas estão já a preparar as novidades que irão lançar no mercado em 2024. Algumas delas já podem ser encomendadas, mas só deverão começar a ser entregues aos futuros proprietários no próximo ano.

Passados os primeiros seis meses de 2023, as marcas de automóveis já começam a revelar suas novidades para 2024. Alguns modelos já podem ser encomendados, embora as entregas estejam previstas apenas para o próximo ano. Conheça algumas das novidades que vão chegar a curto prazo.

Algumas marcas como a BMW, Ford e Mercedes-Benz estão bem representadas nesta lista. Além disso, a oferta de veículos elétricos também irá aumentar, já que quase todas as marcas estão a acelerar a transição para a mobilidade elétrica.

No campo dos desportivos, uma das estreias previstas é a do Aston Martin DB12, que virá equipado com um motor biturbo V8 de 4,0 litros com 682 cv, que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos. A Audi vai responder ao desafio com o RS6 Avant / RS7 Performance, que também recebem um bloco V8 biturbo de 4,0 litros com 630 cv, sendo possível ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,3 segundos.

O Aston Martin DB12 acompanhado da modelo Bianca Balti

A BMW vai lançar a oitava geração do Série 5, que além das versões de combustão, mas terá a elétrica i5. As duas berlinas possuem uma imagem totalmente nova com uma secção frontal dramática, a que se junta uma nova silhueta. O 540i passará a versão a versão de combustão mais potente de sempre com 380 cv, enquanto o i5 anuncia uns impressionantes 600 cv.

Mustang em dose dupla

A Ford atualizou toda a gama Mustang para 2024. A versão de entrada mantém o motor turbo de 2,3 litros e o GT ainda utiliza o bloco V8. Contudo, ambos os propulsores são tecnicamente novos e mais potentes. A oferta vai reforçada com uma nova versão mais potente Dark Horse, equipada com motor V8 Coyotte de 5,0 litros com 507 cv. 

LEIA TAMBÉM
Sabe qual é a diferença entre um automóvel premium e generalista?

A Hyundai está a preparar o lançamento da nova geração do Santa Fé, que vai abandonar o estilo de SUV genérico para adotar um outro claramente inspirado no Land Rover Defender. A Lotus, por sua vez, vai introduzir o Eletra, um SUV elétrico equipado com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 611 cv, alimentados por uma bateria de 112,0 kWh. A autonomia estimada é de aproximadamente 500 km.

Três novidades na Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz, por seu lado, vai contar com três novos modelos. Um deles é o CLE Coupé, que basicamente consiste na fusão das versões de duas portas do Classe C e do Classe E. A versão mais potente recebe um motor de seis cilindros biturbo com 380 cv, assim como um ecrã tátil de 12,3″ com sistema MBUX.

A marca alemã também irá introduzir a nova geração do Classe E, que apresenta um design exterior inspirado na família EQ, um interior com materiais luxuosos e um enorme ecrã central. O Classe E vai ser proposto em seis motorizações eletrificadas com tecnologia microhíbrida, a gasolina e diesel, com potências de 204 cv e 197 cv, e híbridas plug-in com 204 cv ou 252 cv.

Audi RS6 Avant Performance
BMW i5
Ford Mustang
Hyundai Santa Fé
Mercedes-Benz CLE
Mercedes-Benz Classe V
Toyota Land Cruiser
Volvo EX 30

A Mercedes-Benz também vai introduzir os novos Classe V e EQV, que receberam uma profunda atualização para manterem as suas posições de referência entre os MPV topo de gama. As novidades incidiram ao nível do equipamento, da tecnologia, da digitalização e do conforto.

O ano de 2024 também vai ver chegar o McLaren 750S, que não ser muito diferente do seu antecessor 720S, mas este novo supercarro anuncia uma potência de 750 cv que é extraída do atualizado motor V8 biturbo de 4,0 litros.

Segmentos vários

A Opel prepara o lançamento da nova geração do Crossland, que será baseado na plataforma do Corsa, mas será maior do que a geração atual. O Peugeot 208 também vai conhecer uma atualização, que inclui alguns retoques na estética, designadamente na iluminação dianteira com as três garras que constituem a iluminação diurna.

Referência no seu segmento é o Toyota Land Cruiser que entra numa nova geração, embora com um visual inspirado nos seus antecessores que construíram a reputação deste modelo em todo-o-terreno. O novo Land Cruiser é construído com base numa nova plataforma da Toyota e para o mercado europeu estará disponível com o motor turbodiesel de 2,8 litros com 204 cv.

A Toyota também está a preparar o lançamento de uma nova geração da Hilux, que deverá ser estreada no próximo ano na América do Norte através da Tacoma, a versão desta pick-up comercializada naquele mercado, estando prevista a sua introdução na Europa no ano seguinte.

Volkswagen ID Buzz LWB

A Volvo, por sua vez, vai iniciar a comercialização no próximo ano do seu modelo mais pequeno e acessível, o SUV elétrico EX30, que estará disponível em duas motorizações (272 cv e 428 cv) e três opções de bateria (54 kWh, 69 kWh, com tecnologia LFP e NMC).

A oferta do Volkswagen ID Buzz vai ser reforçada com a introdução da versão longa, com 4,96 metros de comprimento, que estará disponível em versões de cinco, seis e sete lugares. O ID Buzz longo será proposto com um só motor elétrico e tração traseira,  a debitar 286 cv, o que permitirá acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos.