Publicidade

Série muito limitada. Abarth vai produzir mesmo o Classiche 1000 SP

Texto: Carlos Moura
Data: 21 de Outubro, 2022

Com base no Alfa Romeo 4C, a Abarth desenvolveu o Classiche 1000 SP, cujas linhas são inspiradas no modelo original, estando prevista a sua produção, embora numa série muito limitada. A base mecânica também é a do 4C.

A Abarth confirmou que o Classiche 1000 SP, baseado no Alfa Romeo 4C, vai passar à fase de produção, ainda que numa série muito limitada.

Esta reinterpretação moderna do Sport Prototipo foi desenvolvida a partir do protótipo Abarth 1000 SP, apresentado no início de 2021, e o seu projeto foi claramente inspirado no modelo original de 1966.

Como o Classiche 1000 SP tem por base o Alfa Romeo 4C, isto significa que recebeu o mesmo motor turbo de quatro cilindros de 1,75 litros que debita uma potência de 240 cv às 6000 rpm.

Por baixo da carroçaria encontra-se o mesmo chassis híbrido do 4C, ao que se junta a célula de carbono em fibra de carbono, enquanto na secção frontal é utilizado alumínio.

A Abarth refere que o carro pesa apenas 1074 kg e pode alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h. 

Além da linha motriz, o Classiche 1000 SP recebeu ainda travões de discos ventilados perfurados à frente com pistões de quatro pinças das Brembo e discos traseiros perfurados internamente na traseira.

Linhas inspiradas no Sport Prototipo

Sob o ponto vista estético, o Classiche 1000 SP é bastante diferente do 4C, embora as proporções sejam semelhantes. A carroçaria curvilínea, com ousados guarda-lamas que reforçam o impacto visual das rodas, ecoa a disposição com motor central do spider.

A geometria da secção traseira do Abarth Classiche 1000 SP sublinha a harmonia entre as luzes e o sistema de escape. A pintura é estritamente vermelha e as entradas de ar caraterísticas aparecem por todo o lado, desde o capot dianteiro até às aberturas de arrefecimento no seu homólogo traseiro. 

LEIA TAMBÈM
“Será fantástico!”, diz CEO. Abarth prepara versão do 500e para 2024

As luzes também respeitam o esquema minimalista do histórico 1000 SP, com faróis em forma de ponto na dianteira e um único par de faróis traseiros redondos, para realçar a impressionante largura do veículo.

Apesar de ter anunciado que iria produzir o Classiche 1000 SP, a Abarth não divulgou números, embora alguns notícias publicadas no ano passado sugerissem que seriam construídas para os clientes apenas cinco unidades. O preço também é desconhecido.