Publicidade

Memórias do passado. Abarth recria one-off do 1000 SP com base Alfa Romeo 4C

Texto: Francisco Cruz
Data: 14 de Maio, 2021

A atravessar um período em que limita a fazer versões desportivas dos Fiat 500 e 124 Spider, a Abarth decidiu recordar os tempos áureos das décadas de 50 e 60, quando somava vitórias com combinações Fiat, Alfa Romeo e até Porsche, aplicadas em carroçarias feitas à mão. Recordar, como? Apresentando uma criação única e apaixonante, reinterpretação do famoso 1000 SP, com base… Alfa Romeo 4C.

Dado a conhecer como Abarth 1000 Sport Protótipo, este carro de corridas, nascido em 1966, foi um dos mais vitoriosos modelos da marca originalmente nascida em Bolonha, Itália. Sendo que e depois de várias décadas desaparecido, está agora de regresso, numa reinterpretação one-off, em que a única coisa que lamentamos, verdadeiramente, é não poder vê-lo nas estradas do dia-a-dia.

De resto e sobre esta criação, da qual a Abarth procura não revelar muito, sabe-se apenas que recorre a um chassis tubular em fibra de carbono, suspensão traseira McPherson e um quatro cilindros de 1742cc. a gasolina com turbcompressor, a anunciar 240 cv de potência. Elementos que acabam desvendando aquela que é foi a base utilizada para fazer “renascer” este moderno 1000 SP: o também já desaparecido Alfa Romeo 4C Spider.

Aliás, a mesma interpretação é possível fazer das dimensões exteriores, ou até mesmo de alguns planos que marcam o design exterior deste novo 1000 SP. Ainda que, com os designers e engenheiros da Abarth a procurarem disfarçar um pouco a imagem geral, recuperando muitas das linhas e pormenores estilísticos que “fizeram” o desportivo de 1966.

LEIA TAMBÉM
Abarth 595 Scorpioneoro: Regresso à infância

Ainda assim, soluções como as luzes escamotáveis, que ajudavam a dar personalidade ao modelo original, acabaram substituídas por modernos projectores ‘retro’ que procuram imitar, no design, as luzes de presença do primeiro 1000 SP. Ao mesmo tempo que, no capot, a presença não apenas da generosa entrada de ar dianteira, como até mesmo das 20 ranhuras que a proposta original ostentava.

Também presente, uma espécie de roll-bar, de aparência retro, colocado por detrás dos encostos de cabeça, além do mesmo design dos vidros das portas a procurarem ajudar ao replicar das formas voluptuosas do modelo original, com carroçaria em alumínio. Esforço que, no entanto, encontra a sua melhor concretização na traseira, onde não faltam sequer as muitas aberturas e respiradouros, a rasgarem a tampa do motor, além dos dois generosos alçapões com malha negra, dos quais saem os farolins redondos, e que acabam divididos por uma coluna com o logótipo Abarth.

Até porque o Alfa Romeo 4C já saiu de produção, em 2020, deste Abarth 1000 SP pouco mais há a esperar do que apenas e só um espécie de devaneio dos engenheiros e designers da marca de Bolonha. Ainda que a Stellantis também entenda esta criação como uma oportunidade de causar impacto nos eventos em que marca vier a participar, nos tempos mais próximos.

Seja como for, mais difícil é, mesmo, esperar, que este deslumbrante desportivo, possa vir a ser algo mais do que tudo isso…