Publicidade

Abarth assinala 40º aniversário do 131 Rally com série especial do 695

Texto: Carlos Moura
Data: 5 de Maio, 2022

Quarenta anos depois da última prova oficial do Abarth 131 Rally, a marca do Escorpião assinala essa despedida com o lançamento da série especial Abarth 695 Tributo 131 Rally, disponível, a nível global, em apenas 695 unidades.

A mais recente criação da Abarth é uma nova série especial do 695 que presta homenagem ao sucesso da marca na competição e em especial ao Abarth 131 Rally quando se assinala o 40º aniversário da última prova oficial em ralis.

O Abarth 131 Rally surgiu em 1976 como carro de ralis do chamado Grupo 4 e competiu durante seis anos no Mundial de Ralis, tendo conquistado 18 vitórias, três títulos de construtores, dois títulos da Taça FIA de pilotos de ralis através de Markku Alen e um título Mundial de Pilotos de Ralis através de Walter Röhrl.

Para prestar uma justa homenagem aquele modelo histórico, a Abarth dotou o 695 Tributo 131 Rally com um motor de 1.4 T-jet que desenvolve uma potência de 180 cv e um binário de 250 Nm às 3.000 rpm. A velocidade máxima é de 225 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em apenas 6,7 segundos. 

Prestações desportivas

O Abarth 695 Tributo Rally 131 dispõe de amortecedores Koni FSD em ambos os eixos, bem como de um sistema de travagem dedicado que inclui pinças Brembo em alumínio com 4 êmbolos e discos ventilados de 305 mm à frente e de 240 mm atrás.

A lista de equipamento é complementada pelas jantes de liga leve de 17 polegadas com acabamento brilhante e pelo sistema de escape Record Monza Sovrapposto, uma evolução do sistema Record Monza, agora com quatro saídas sobrepostas verticalmente.

O Spoiler ad Assetto Variabile pode ser ajustável em 12 posições, segundo uma inclinação entre 0° e 60°, melhorando a estabilidade em curva e proporcionando uma maior reatividade em estradas mistas. Por exemplo, a um ângulo de 60° e a uma velocidade de 200 km/h, a carga aerodinâmica aumenta até 42 kg.

Imagem exclusiva

O Abarth 695 Tributo 131 Rally distingue-se pela sua imagem única e refinada, com referências específicas ao seu antecessor histórico, tal como a nova pintura bicolor metalizada Blue Rally, de três camadas, que reinterpreta a sua cor original numa tonalidade contemporânea.

LEIA TAMBÉM
Para 2022. Abarth 595 e 695 renovam-se com quatro pacotes de personalização

Especificamente dedicada a esta série especial limitada a 695 unidades, a pintura é complementada por um tejadilho e pilares negros, pintados em Scorpion Black. O mesmo tom azul pode ser encontrado nas capas dos espelhos retrovisores e em alguns detalhes interiores. Estão também disponíveis as pinturas monocromáticas “Blue Rally” e “Record Grey”.

Passando ao interior, este oferece um ambiente desportivo que inclui bancos em tecido da Sabelt com inserções azuis e costura inspirada nas do automóvel histórico, mas reinterpretada num acabamento moderno.