50º aniversário da Iveco assinalado com novidades

O evento “50xBeyond” realizado em Turim marca o arranque das comemorações do 50º aniversário da Iveco, que além de prestar homenagem à sua rica história e às raízes italianas, também apresentou algumas soluções para o futuro como o Iveco S-eWay, com autonomia de até 600 km ou os comerciais eJolly e eSuperJolly.

Subordinado ao lema “Spirito in Movimento”, a Iveco assinalou o seu 50º aniversário com um evento realizado em Turim, denominado “50xBeyond”, que teve como objetivo prestar homenagem às suas raízes italianas, ao seu legado e à sua visão para o futuro.

O legado de inovação em engenharia da Iveco esteve representado através de modelos emblemáticos do seu passado como o primeiro Daily, que saiu da linha de montagem em 1978 e o lendário Turbostar, que se tornou um sucesso de vendas na Europa na década de 1980.

Durante o evento “50xBeyond”, a marca divulgou o seu posicionamento reforçado, que é cada vez mais premium e distinto no mercado. Tecnologicamente avançada e focada no cliente, a Iveco aproveita a sua forte herança e impulso incessante da inovação para disponibilizar soluções centradas ao cliente que aumentam a rendibilidade do negócio, ao mesmo tempo a experiência de condução, reforçando o seu foco no motorista.

As celebrações ficaram igualmente assinaladas com um desfile comemorativo de 16 veículos que marcaram a história da marca e do transporte rodoviário, que percorreu o centro da cidade de Turim, desde a Industrial Village até ao OGR Torino, o complexo industrial do Século XIX transformado num centro de cultura e inovação.

O desfile celebrou o papel duradouro da marca na vida da cidade ao longo de várias gerações. Os modelos raros e simbólicos incluem veículos das décadas de 1930 e 1940, bem como outros lendários como o Iveco 330 ANW Overland, conhecido pelas suas viagens por áreas remotas, conquistando terrenos e condições climáticas extremas na década de 1990 ou alguns mais recentes como o S-Way Metallica e as Edições Especiais Ferrari.

Iveco S-Way Limited Edition “50th Anniversary”

Conforme prometido o meio século de existência da Iveco também vai ficar assinalado com o lançamento do Iveco S-Way Limited Edition “50th Anniversary” que apresenta uma decoração especial, a qual inclui um autocolante comemorativo dos 50 anos e o logótipo do aniversário na parte dianteira, grelha na cor da carroçaria e elementos opcionais adicionais.

O interior do Iveco S-Way Limited Edition “50th Anniversary” conta com tapetes, bancos e cintos de segurança otimizados, ao que se junta um painel de bordo em couro com a bandeira italiana.

A edição de 50º aniversário será limitada a 250 unidades, que podem ser encomendadas, desde já, nas cores branco, cinza e champanhe, na versão Artic 4x2 Diesel. A linha motriz é baseada em motores Cursor revistos que oferecem níveis de potência até 580 cv, associados a uma transmissão automatizada Hi-Tronix. Em combinação com melhorias aerodinâmicas na cabina, a marca promete uma redução no consumo de combustível até 10% relativamente aos antecessores.

S-eWay Artic com autonomia de até 600 km

Para responder à concorrência, que anuncia uma autonomia de até 500 km para os seus tractores elétricos (Mercedes-Benz eActros 600 ou MAN eTGX), a Iveco veio subir a parada com o S-eWay Artic que promete um alcance de até 600 quilómetros entre carregamentos.

O elemento central é o sistema de baterias LFP de última geração, com uma capacidade total de 603 kWh, com 97% de energia utilizável, que oferece uma garantia de até dez anos ou 1,2 milhões de quilómetros, isto é, a vida útil do trator. 

A pack de três módulos de baterias fornece energia a um eixo elétrico de última geração, desenvolvido pela FPT Industrial, que oferece uma potência contínua de 480 kW (653 cv), a qual é transmitida diretamente às rodas.

Para recuperar entre 20% a 80% do estado de carga são necessários 60 minutos num ponto de carregamento rápido com potência de até 350 kW em corrente contínua. O avançado sistema de gestão térmica mantém as temperaturas da bateria em condições ideais ao longo de uma vasta gama de funcionamento, entre -30º C e 45º C, garantindo um desempenho fiável em diversos climas e condições.

O S-eWay Artic apresenta uma cabina Aero alongada, concebida para uma eficiência aerodinâmica otimizada, assegurando simultaneamente a compatibilidade com os semirreboques existentes e a capacidade de raio de viragem.

O eixo dianteiro totalmente pneumático de 9 toneladas e a distância entre eixos de 3932 mm oferecem flexibilidade na configuração da carroçaria e na distribuição da carga, permitindo mais espaço para integrar grandes conjuntos de baterias, equilibrando a manobrabilidade do veículo e a autonomia operacional.

No interior da cabina, os condutores encontrarão o mesmo conforto, disposição e excelência de design da gama S-Way Diesel, garantindo familiaridade e facilidade de utilização. Um módulo HMI dedicado, concebido para a operação elétrica, apresenta dados VE em tempo real para ajudar os motoristas a otimizar a utilização de energia e o desempenho operacional, colocando-os no controlo total das suas missões elétricas.

Novos comerciais elétricos

A Iveco reforça a sua família de veículos comerciais com dois novos modelos, ambos elétricos - eJolly e eSuperJolly - que resultaram de uma parceria com a Stellantis Pro One. Segundo a Iveco, as novas propostas destinam-se a preencher o espaço entre o eMoovy para entregas urbanas e a icónica eDaily para missões profissionais.

O eJolly é um furgão elétrico a bateria com peso bruto entre 2,8 e 3,2 toneladas, de dimensões médias, tendo sido projetado para cobrir todo o cobrindo todo o espectro de missões urbanas.

O seu motor elétrico, com 100 kW de potência (136 cv) e 260 Nm de binário, garante uma aceleração suave e um conforto de condução semelhante ao de um automóvel, enquanto a cabina de design ergonómico oferece um ambiente de trabalho intuitivo e agradável. Graças ao seu baixo nível de ruído e desempenho com emissões zero, o eJolly é o parceiro ideal para missões em ambientes urbanos densos.

O Iveco eJolly estará disponível em duas configurações de bateria: 49 kWh ou 75 kWh com até 224 km ou 352 km de autonomia, respetivamente.

Por sua vez, o eSuperJolly insere-se no segmento das 3,5 às 5,5 toneladas, combinando mais de 420 km de autonomia com uma relação ideal carga útil-bateria e uma excelente relação custo-eficácia para frotas de entregas convencionais.

A linha motriz desenvolve uma potência de 200 kW (272 cv) e 410 Nm de binário, proporcionando uma aceleração segura e um desempenho ágil, navegando sem esforço no trânsito pára-arranca e nos congestionamentos urbanos.

O compartimento de carga, concebido de forma inteligente, oferece um volume útil de até 17 m3 e uma carga útil de até 1,4 toneladas de carga útil. Combinado com a sua configuração monobloco de tração dianteira, este veículo está otimizado para utilização em aplicações de entregas, logística e serviços.

Os novos eJolly e eSuperJolly vão ser comercializados em 2026.