Publicidade

Iveco reduz emissões da digressão europeia dos Metallica

Texto: Carlos Moura
Data: 28 de Maio, 2024

A Iveco está a contribuir para a redução das emissões da digressão europeia dos Metallica através do fornecimento de uma frota multi-energias, constituída por veículos movidos a gás natural, elétricos e diesel com baixo teor de carbono. Simultaneamente foi lançada uma série limitada de 72 camiões com decoração inspirada na banda de rock.

A Iveco está a contribuir para a diminuição das emissões da digressão europeia dos Metallica com o fornecimento de uma frota de veículos com baixo impacto ambiental, movidos a gás natural, elétricos a bateria e diesel com baixo teor de carbono.

A parceria com os Metallica foi anunciada em novembro último em Barcelona durante a apresentação da renovada gama de modelos da Iveco. A marca italiana está a trabalhar com a banda rock para disponibilizar transporte de baixas emissões nas nove etapas da digressão europeia: Munique, Milão, Viena, Helsínquia, Copenhaga, Oslo, Clisson, Varsóvia e Madrid.

A frota de apoio à etapa europeia da digressão dos Metallica é constituída por dez camiões Iveco S-Way a gás natural e quatro S-Way diesel, que serão usados para transportar o equipamento da banda.

A frota multi-energia é complementada por um conjunto de veículos para fornecimento de logística e apoio, que inclui dois camiões elétricos Iveco S-e-Way e dois Iveco S-Way LNG e um terceiro S-Way movido a gás natural. Para as últimas datas em Espanha juntar-se-á à caravana um Iveco S-eWay Fuel Cell. 

O serviço de shuttle para o staff dos Metallica será assegurado por miniautocarros eDaily e por um autocarro Evadys da Iveco Bus.

Combustíveis de fontes renováveis

Os veículos equipados com motor de combustão serão abastecidos com combustíveis Shell, gasóleo renovável e BioLNG. Na Europa, o Shell Renewable Diesel oferece até 90% menos de emissões de CO2e (Dióxido de Carbono Equivalente,) durante o ciclo de vida, em comparação com o gasóleo B7. 

Por sua vez, o Shell BioLNG proporciona uma redução de 100% nas emissões de CO2e ao longo do ciclo de vida para clientes fiéis, em comparação com o gasóleo B7. 

LEIA TAMBÉM
Iveco investe mil milhões de euros na renovação de toda a gama

Para as empresas de transporte apostadas na redução da sua pegada de carbono, o Shell BioLNG oferece uma solução imediata para as emissões de CO2e durante o seu ciclo de vida, uma vez que as suas propriedades químicas permitem uma mudança para o GNL sem alterações nas infraestruturas ou equipamentos. 

A Shell também irá fornecer Shell FuelSave Diesel e Shell LNG, sendo que a empresa energética irá adquirir créditos de carbono para as emissões de CO2e do ciclo de vida calculadas, que não possam ser evitadas ou reduzidas.

Série limitada

Inspirado no álbum “72 Seasons” dos Metallica, que aborda as experiências transformadoras dos primeiros 18 anos de vida comparadas com 72 épocas de crescimento e evolução, o Centro Stile do Iveco Group criou uma decoração especial para toda a frota de veículos. 

Aquela decoração carateriza-se pelo design em preto com detalhes em amarelo vibrante, numa evocação da estética do álbum. A grelha frontal exibe o icónico logotipo da banda rock, simbolizando a parceria entre a Iveco e os Metallica.

No segundo semestre, a Iveco irá lançar uma série limitada de 72 camiões, dotados com acessórios exclusivos inspirados nos Metallica, proporcionado aos entusiastas a oportunidade de possuírem uma parte deste projeto conjunto.