Os automóveis descapotáveis têm sido tradicionalmente associados à liberdade e ao estilo, proporcionando uma experiência de condução distinta ao permitir uma vista desobstruída a céu aberto.
No entanto, a presença de modelos totalmente elétricos nesse segmento ainda é extremamente limitada.
Apesar dos avanços na eletrificação automóvel, desafios técnicos específicos dificultam a produção em larga escala de versões elétricas.
Uma das principais barreiras para a viabilidade desses veículos é a rigidez estrutural comprometida pela ausência de um teto fixo.
Nos automóveis tradicionais, o teto contribui significativamente para a resistência à torção e à deformação da carroçaria, garantindo estabilidade e segurança.
Sem essa estrutura, os descapotáveis exigem reforços adicionais no chassis, o que aumenta consideravelmente o peso do veículo.
Por exemplo, o VW T-Roc tem um peso de aproximadamente 1341 kg, enquanto a versão cabrio pesa cerca de 1565 kg (mais 224 kg) .
No caso do Range Rover Evoque Cabrio, o peso adicional situa-se nos 250 kg.