Publicidade

Descapotável elétrico e estatutário. Maserati desvenda o GranCabrio Foglore

Texto: Francisco Cruz
Data: 21 de Abril, 2024

A Maserati desvendou o seu novo descapotável de maior estatuto, de nome GranCabrio Folgore. Proposta que, recorrendo ao mesmo trem de força 100% elétrico estreado no GranTurismo Folgore e capaz – em teoria – de oferecer potências acima dos 1.200 cv, promete elevar, também fruto do luxo e exclusividade, ainda mais alto, as sensações e prazer de condução.

Partindo do já conhecido GrandCabrio a combustão, relativamente ao qual adopta, no entanto, uma maior preocupação com a aerodinâmica, nomeadamente, através da introdução de um novo pára-choques dianteiro, nova grelha frontal e jantes de 20 ou 21”, revestidas a pneus de baixa resistência ao rolamento, o novo Maserati GranCabrio Folgore começa por exibir, enquanto principal elemento distintivo, uma capota retráctil de accionamento elétrico. A qual, rebatível eletricamente em apenas 14 segundos, desde que a velocidades até 50 km/h, pode adoptar uma de cinco tonalidades, capazes de acentuar a beleza das linhas deste descapotável italiano.

Para os dias de maior vento, a marca do tridente disponibiliza um opcional corta-vento, capaz de atenuar o impacto, não apenas nos passageiros, como também num habitáculo onde não falta uma presença forte de tecnologia, materializada, desde logo, num painel de instrumentos digital de 12,2”, um sistema de infoentretenimento com um ecrã táctil de 12,3”, o qual surge acompanhado de um segundo ecrã de 8,8”, a permitir o ajuste de vários sistemas acessórios.

LEIA TAMBÉM
Irmão quase gémeo do GranTurismo. Maserati apresenta o novo GranCabrio

Igualmente presente, um volante aquecido com patilhas em aço escovado para ajuste da intensidade do sistema de regeneração, aquecimento para a zona do pescoço e um sistema de som Sonus Faber. Além de um relógio digital com três layouts distintos, mas que também pode mostrar a intensidade da aceleração, bússola, medidor de forças G e cronómetro.

Ainda sobre o interior, uma forte capacidade de personalização, também em termos de revestimentos, com a Maserati a propor, inclusivamente, materiais sustentáveis, como o Econyl, uma espécie de nylon feito a partir de redes de pesca e tapetes reciclados.

Capaz de oferecer 1.224 cv de potência… em teoria

Passando aos aspectos técnicos, nos quais este GranCabrio Folgore replica, em grande parte, uma configuração já conhecida da variante 100% elétrica do GranTurismo, nota, em primeiro lugar, para o trem de força composto por três motores de fluxo radial e imã permanente, cada um com o seu próprio inversor de carboneto de silício, além de posicionados, dois quais na traseira e um à frente.

Segundo a Maserati, cada um destes motores é capaz de oferecer até 300 kW (408 cv) de potência, o que, em teoria, significaria uma potência combinada a rondar os 900 kW, ou seja, 1.224 cv. Contudo e porque a bateria não consegue fornecer toda essa energia, a potência total está limitada a 610 kW (829 cv), sendo que, até mesmo este valor, apenas pode ser usufruídos, por bebes instantes, no modo ‘MaxBoost’. 

Já de uma forma mais permanente, estão disponíveis “apenas” 762 cv, a par dos ainda mais impressionantes 1.350 Nm de binário.

Bateria de 92,5 kW… 83 kW úteis

Quanto à bateria de iões de lítio, construída em forma de T e colocada entre e por detrás dos passageiros, anuncia uma capacidade de 92,5 kWh, ainda que apenas 83 kW sejam realmente utilizados, até para ajudar a uma maior longevidade deste componente. 

Recorrendo ao sistema de travagem regenerativa, esta bateria consegue recuperar uns impressionantes 400 kW, durante um curto período de tempo, tal como, com o Folgore ligado a uma tomada cuja potência possa chegar aos 270 kW, consegue repor entre 20 a 80 por cento da sua capacidade, em apenas 18 minutos. Ou, então, repor energia suficiente para mais 100 km, com apenas 5 minutos de carga. 

A ajudar a estas metas, surge aquilo que a marca designa de “DC-Booster”, espécie de conversor DC-DC capaz de transformar a tensão mais baixa de algumas estações nos necessários 800V que permitem carregar este descapotável 100% elétrico.

Já com a bateria carregada, o GranCabrio anuncia ser capaz de fazer entre 419 e 447 km com uma só carga, tal como promete uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 2,8 segundos e uma velocidade máxima de 290 km/h

Para maior satisfação e prazer na condução, uma suspensão de braços duplos na dianteira e Multilink na traseira, mas também um sistema de modos de condução, com quatro opções: GT, Sport, Corsa e Max Range. Sendo que, o primeiro, que o veículo adopta por defeito, proporciona um tipo de condução mais à imagem de um verdadeiro granturismo, enquanto o Corsa é o mais radical nas sensações oferecidas, além do único que aproveita a totalidade da capacidade dos três motores elétricos.

Ainda sem preço ou data de chegada

A terminar, dizer apenas que, embora apresentado, o Maserati GranCabrio Folgore não tem ainda data definida de chegada ao mercado ou até mesmo preço com que será comercializado.

Informações que, no entanto, serão, certamente, divulgadas, pela Maserati, lá mais para a frente.