Leve, potente, ágil e elegante, o Bugatti Type 35 faz parte do grupo reservado dos melhores automóveis do mundo. Não se pode comparar o passado com o presente nem perspetivar o futuro com bases estatísticas, mas poucos veículos de competição podem apresentar um currículo com cerca de 2500 vitórias em meia dúzia de anos de vida (1924/1930), sobretudo num tempo em que o mundo não era global e a estatística era uma curiosidade. Eram outros tempos.
Tempos em que cada construtor procurava novos caminhos, com base numa criatividade empírica como Ettore Bugatti. É por isso que, para perceber o caminho que levou até ao Type 35, seja fundamental conhecer o seu criador: Ettore Arco Isidoro Bugatti (1881 Milão, Itália/1947 Neuilly-sur-Seine, França), “Le Patron” (o patrão) como era conhecido na fábrica que criou em Molsheim. Tinha um feitio difícil (dizem) – é normal neste mundo. Filho de um arquiteto, irmão do designer Rembrandt Bugatti, que criou o elefante topo de grelha dos Bugatti, e pai de Jean Bugatti, que prosseguiu o seu trabalho inovador com os impressionantes Bugatti Royale.