Publicidade

Um tesouro incalculável! O mais impressionante ferro-velho de sempre vai a leilão

Texto: Francisco Cruz
Data: 26 de Agosto, 2024

É, sem dúvida, o ferro-velho que qualquer um de nós não se importaria de ter nas traseiras de casa, tal é a quantidade Porsches, Lamborghinis e vários Mercedes extremamente raros que contém. Mas, se a distância pode ser um óbice, a boa notícia é que, todo ele, vai agora a leilão!

A “descoberta” foi feita pelo site Motor1, que, inclusivamente, avança que o espólio, muito dele num estado que nos deixa tristes, vai agora a leilão, sob a responsabilidade da reconhecida casa de leilões RM Sotheby´s.

São vários os Porsche 356 que fazem parte da colecção de Rudi Klein. Foto: Robin Adams / RM Sotheby's
São vários os Porsche 356 que fazem parte da colecção de Rudi Klein. Foto: Robin Adams / RM Sotheby’s

Batizado de ‘Rudi Klein Collection’, aquele que poderá muito bem ser um dos mais fenomenais “ferros-velhos” que já existiram, encontra-se na Califórnia. E, embora não seja propriamente um segredo, serão poucos os que já o visitaram.

LEIA TAMBÉM
Para fãs de Fast & Furious. Camaro de Paul Walker vai a leilão

No entanto e apesar de, hoje em dia, debaixo de muito pó e sujidade, a verdade é que, ali, está uma das mais ricas colecções de antiguidades automóveis, a maior parte deles a necessitar de intervenção urgente e profunda, mas, ainda assim, verdadeiras jóias, que, em caso de recuperação (possível), não temos dúvidas, valerão muitos milhões!

Um tesouro que vale mais do que aparenta. Foto: Robin Adams / RM Sotheby's
Um tesouro que vale mais do que aparenta. Foto: Robin Adams / RM Sotheby’s

Sobre este tesouro, vale a pena dizer que foi iniciado por um imigrante de nome Rudi Klein, que, na década de 50, se estabeleceu nos EUA. Sendo que, desde o início do projecto, o objectivo foi tornar esta a última casa para automóveis europeus que se encontravam nos Estados Unidos.

A verdade é que, a missão correu tão bem, que, aquando da morte do seu proprietário, em 2001, o espaço contava já com uma extensa colecção de modelos históricos. Ao mesmo tempo que, o seu dono, já tinha amealhado dinheiro suficiente para comprar mais uns quantos automóveis do género.

Um Lamborghini Miura de 1968. Foto: Robin Adams / RM Sotheby's
Um Lamborghini Miura de 1968. Foto: Robin Adams / RM Sotheby’s

Infelizmente, com a morte de Klein, o espaço também acabou votado ao abandono, já que a família nada quis fazer relativamente à colecção. Decisão que, no entanto, também deixou à beira da destruição pilhas de Porsche 356, vários Lamborghini Miura, alguns raros Mercedes 300 SL e até mesmo exemplares únicos, como é o caso de um Mercedes-Benz 500K ‘Caracciola’ Special Coupé de 1935 by Sindelfingen. Um automóvel ainda do pré-guerra, tal como os vários Horsch 855 Roadster Special de 1939, que, segundo a leiloeira, são os únicos que ainda existem. E, por isso mesmo, quase tão raros quanto o único Iso Grifo A3/L Spider Prototype by Bertone de 1967.

“Descobrir um Mercedes 500K escondido ou um Alloy Gullwing é o tipo de acontecimento que marca qualquer pessoa, não apenas os entusiastas de automóveis”, afirma o especialista de automóveis, Cary Ahl. Para quem, “o que Klein acumulou aqui, é único, e sabemos que muitos destes carros viverão durante gerações, alimentando novos projectos ou preservados no seu estado original. O que faz com que, o céu, seja mesmo o limite, nesta colecção”.

Um Mercedes-Benz 300SL. Foto: Kegun Morkin / RM Sotheby's
Um Mercedes-Benz 300SL. Foto: Kegun Morkin / RM Sotheby’s

De resto e face, não só ao conteúdo, mas também à avaliação, a maior curiosidade será saber qual o valor que estas peças atingirão!…