Publicidade

ZF e Goodyear criam solução integrada de gestão de frotas e pneus

Texto: Carlos Moura
Data: 9 de Junho, 2021

Para responder ao aumento da procura de soluções integradas de gestão de frota e pneus, a ZF e a Goodyear estabeleceram uma parceria que permite a utilização de hardware e software já existente para simplificar as operações e melhorar a eficiência.

A ZF e a Goodyear estabeleceram uma parceria de longo prazo para a integração das soluções avançadas de gestão de frotas da tecnológica alemã, disponibilizadas ao mercado através da marca Transics, e o portefólio de pneus e soluções de mobilidade do fabricante norte-americano.

O acordo prevê que numa primeira fase seja proposto às frotas europeias multimarcas de veículos comerciais um conjunto integrado de aplicações de gestão de frotas e pneus.

Através de uma solução interoperável e flexível, baseada numa única caixa telemática, TX-TRAILERPULSE, os gestores de frota podem aceder aos serviços e apoio de ambas as empresas, designadamente os dados de pneus Goodyear e às soluções de gestão de frotas da marca Transics daZF, TX-TRAILERLIFT e TX-CONNECT.

Investimentos reduzidos

“A colaboração da ZF com a Goodyear aproveita a experiência e os vastos recursos de dois líderes da indústria que partilham a convicção partilhada de oferecer às frotas e aos construtores europeus os benefícios de uma solução de gestão de frotas completa,” refere Peter Bal, responsável da área de Serviços para Clientes Digitais, região EMEA da divisão de Sistemas de Controlo de Veículos Comerciais da ZF.

“A nossa capacidade de fornecer uma solução integrada, com investimentos reduzidos em termos de hardware, significa que as frotas comerciais europeias podem beneficiar de operações simplificadas, à medida que procuram ganhar mais eficiência, aumentar a segurança e melhorar a segurança da carga”, sublinha o responsável. 

“O sistema também ajudará as frotas a cumprir com os futuros regulamentos EU GSR5, que exigem que os veículos comerciais pesados sejam progressivamente equipados com sistemas de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) a partir de julho de 2022,” acrescenta Peter Bal.

Por sua vez, Grégory Boucharlat, Vice-Presidente Comercial Europa da Goodyear, esclarece que a parceria com a ZF permite dar um passo importante para melhorar os resultados para transportes, logística, operações de frotas e fabricantes.

“Ao proporcionar uma forte diferenciação com soluções de gestão de veículos e pneus interoperáveis e pró-ativas e serviços inteligentes, continuamos a fornecer o apoio mais avançado, à prova do futuro e personalizado para os nossos clientes em toda a Europa”, afirma Grégory Boucharlat.

Dados em tempo real

Para disponibilizar uma solução integrada de gestão de frota e pneus, a ZF e a Goodyear vão aproveitar os dados gerados em tempo real pelos sistemas de travagem de reboques (T-EBS) e sensores de pneus de todas as marcas. 

Desta forma, operadores de frota e motoristas poderão aceder a um vasto leque de informações práticas e funções inteligentes. Estas são concebidas para otimizar o uso do parque circulante e, ao mesmo tempo, ajudar a evitar acidentes rodoviários e reduzir o tempo de inatividade não programado dos veículos. 

LEIA TAMBÉM
ZF investe 18 milhões na ampliação do circuito de testes de Jerversen

Em resposta à procura do mercado por uma solução de gestão de frotas (FMS) mais aberta e perfeitamente integrada, a colaboração fornecerá às frotas os benefícios combinados dos serviços de gestão de frotas da ZF e portefólio de pneus de alto desempenho para veículos comerciais da Goodyear.

Solução interoperável

A solução interoperável permitirá que frotas e construtores de reboques cumpram com as funções avançadas de segurança exigidas pelo Regulamento Geral de Segurança da UE, que entra em vigor a partir de julho de 2022. 

Fornecendo informações avançadas sobre o estado operacional de pneus e reboques, bem como uma monitorização melhorada da segurança do motorista, a colaboração também ajudará a reduzir significativamente os 200.000 incidentes na estrada relatados a cada ano na UE. 

Os dados exaustivos obtidos em tempo real dos sistemas de bordo e pneus do reboque permitirão que as frotas otimizem a utilização do veículo, reduzam o consumo de combustível e diminuam as emissões. 

Os parceiros estimam que a colaboração poderá realizar uma redução de emissões de até 2 toneladas de CO2 por reboque conectado.

Além de os clientes poderem escolher qualquer uma das empresas como fornecedor, a oferta de mobilidade totalmente modular e extensível significa eles só precisam de adquirir as funcionalidades necessárias e que podem atualizá-las posteriormente, se houver necessidade de serviços adicionais. 

A simplificação da implementação de sistemas de gestão operacional para frotas, fornecerá um conjunto integrado de dados exaustivos sem a complexidade de operar sistemas de vários fornecedores, além de reduzir significativamente os tempos de instalação. Ao apoiar esta ampla gama de serviços, a ZF e a Goodyear oferecerão um forte apoio pan-europeu para frotas.