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Goodyear aconselha frotas a maximizarem as operações no inverno

Texto: Carlos Moura
Data: 4 de Janeiro, 2021

As estradas escorregadias e com gelo no inverno obrigam os utilizadores a terem cuidados redobrados. Para as frotas maximizarem as operações, a Goodyear deixa algumas recomendações que podem ajudar a evitar avarias ou incidentes.

Os meses de inverno levantam desafios aos utilizadores das vias rodoviárias devido ao piso escorregadio e à visibilidade limitada. Para que os camiões e veículos comerciais possam circular sem constrangimentos, a Goodyear deixa alguns conselhos que podem ajudar a evitar avarias ou incidentes. 

A Goodyear recomenda uma revisão minuciosa antes de cada inverno, com controlos exaustivos a partir de setembro para garantir a disponibilidade operacional. 

A existência de peças armazenadas também pode as frotas a maximizar o tempo de atividade no inverno. A espera por consumíveis como pneus pode reduzir significativamente a mobilidade no inverno.  

As empresas devem estabelecer uma rotina para garantir que cada veículo da frota está apto para operar, independentemente das condições meteorológicas. Os controlos devem incluir a banda de rolamento, a pressão dos pneus, os travões e os fluídos. 

Com base nos dados destes controlos, os motoristas poderão ser informados se existe algum problema com o veículo que deva ser abordado. As empresas devem facilitar a identificação, o exame e a solução destes problemas para maximizar a mobilidade no inverno. 

Pneus com marcação 3PMSF

A Goodyear recomenda a utilização de pneus com a marcação 3 Peak Mountain Snow Flake (3PMSF), que são aqueles que oferecem menores distâncias de travagem no inverno, aumentando a segurança.

Desde novembro de 2012, o Regulamento 117 da CEPE exige que todos os pneus que sejam utilizados em condições de inverno alcancem um nível mínimo de travagem e tração. Os pneus que superam estes testes são marcados como 3PMSF. 

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Os pneus 3PMSF podem ser utilizados durante todo o ano e cumprem com as normas de inverno em toda a Europa. Em alguns países europeus, é exigido que os pneus 3PMSF sejam instalados não só no eixo motriz e/ou de direção dos veículos comerciais, mas também nos reboques, para aumentar a potência de travagem e garantir que o reboque não ultrapassa o trator. 

“A nossa mais recente geração de pneus para eixo de tração, direcional e reboques KMAX GEN-2 e FUELMAX GEN-2, todos marcados como 3PMSF, foram especialmente desenvolvidos para otimizar a tração ao longo da sua vida útil, mesmo com 75% de desgaste”, refere Eric Muller, Diretor de Produtos e Inovação para Veículos Comerciais para a Europa da Goodyear.  

“A sua forma avançada é muito resistente aos rasgões, ao lascar e à fragmentação, ao mesmo tempo que garante que o pneu é bom para o inverno e, ainda, que proporciona uma baixa resistência ao rolamento, para reduzir a pegada de carbono total do veículo”.

Para zonas com fortes condições de neve, a Goodyear recomenda uma gama de inverno como a ULTRA GRIP MAX. Estes pneus 3PMSF foram concebidos para zonas como a Escandinávia ou os Alpes, onde as estradas costumam estar cobertas de neve e gelo. 

Para frotas de grandes dimensões, os leitores de veículos podem fazer com que a verificação de pneus seja uma tarefa rápida, utilizando tecnologia que efetua um rasetrio a cada veículo quando este chega ao parque.