O que faz um Xiaomi SU7 Ultra na sede da Ferrari em Maranello?

O desportivo elétrico chinês foi fotografado nas instalações da Ferrari. Estará a marca italiana a estudar o modelo como referência para o seu futuro elétrico?

De acordo com a publicação CarNewsChina, um Xiaomi SU7 Ultra foi avistado à saída da sede da Ferrari em Maranello.

As imagens, partilhadas na rede social chinesa Weibo pelo utilizador "Piniluoshan", mostram um exemplar do modelo chinês a abandonar as instalações da marca italiana.

Ao que tudo indica, como o Xiaomi SU7 Ultra ainda não é sequer comercializado na Europa, a Ferrari poderá ter importado um exemplar para o estudar como referência para o seu primeiro desportivo elétrico. 

Segundo elétrico chega em 2028

Apesar de já ter confirmado os planos e estreia do seu primeiro modelo 100% elétrico para outubro, a Ferrari adiou o lançamento do segundo para 2028, aquele que promete ser a verdadeira "prova de fogo".

  • Ferrari adia segundo elétrico para 2028 por falta de procura

    ID: 205030 | 386928856

A presença de um SU7 Ultra nas suas instalações mostra que o desenvolvimento de ambos está em curso e que a marca italiana está a recolher dados e referências técnicas relevantes para os seus futuros modelos.

Porquê o Xiaomi SU7 Ultra?

Não é difícil entender o interesse da Ferrari neste modelo. O Xiaomi SU7 Ultra é, atualmente, o carro elétrico de produção mais rápido em Nürburgring, com um tempo de 7 minutos e 4,957 segundos.

Está equipado com três motores elétricos que debitam 1.548 cavalos de potência, e é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,98 segundos e atingir uma velocidade máxima de 350 km/h.

Outro aspeto que pode estar a atrair a atenção dos engenheiros de Maranello é o avançado sistema de gestão térmica da marca chinesa, concebido para manter altos níveis de desempenho mesmo sob utilização intensiva.

Duas semanas após o recorde estabelecido pela berlina, a Xiaomi voltou a surpreender com o SU7 Ultra Prototype, que na segunda tentativa completou o traçado em apenas 6 minutos e 22,091 segundos. É o terceiro tempo mais rápido de sempre no “Inferno Verde” e apenas atrás do Volkswagen ID.R e do Porsche 919 Hybrid Evo.

A presença do SU7 Ultra em Maranello deixa claro que a Ferrari não está alheia aos avanços da concorrência, mesmo a três anos do lançamento e quando esta vem da China.