Mais conhecida pelos telemóveis e scooters elétricas que comercializa, também na Europa, a chinesa Xiaomi prepara-se agora para lançar o seu primeiro automóvel elétrico (EV), de nome SU7. E que, de acordo com as imagens e dados revelados, parece querer tornar-se um rival do Porsche Taycan.
Para já sem qualquer apresentação oficial da parte do gigante tecnológico chinês, o SU7 foi, no entanto, "destapado" pela Car News China, que terá tido acesso ao pedido de registo feito pela Xiaomi, junto do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MITI). Entidade que, de resto, publica mensalmente uma listagem de veículos cujo processo de homologação para a China deu entrada.
Segundo a publicação, do pedido de homologação fazem parte não apenas informações técnicas, mas também especificações, níveis de equipamento e fotos. Os quais foram agora divulgados pela mesma Car News China.
Relativamente ao aspecto exterior do SU7, a principal nota a reter são as linhas do tipo fastback que parecem remeter para o Porsche Taycan. Do qual o modelo chinês "retira", inclusivamente, o spoiler traseiro ativo, ainda que, no que diz respeito a dimensões, o Xiaomi se mostre, não somente mais longo, como também com uma maior distância entre eixos.
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Nos documentos entregues, a Xiaomi também refere que o fastback surgirá com rodas de 19" e 20", assim como com um sistema LiDAR na parte superior do pára-brisas. Ao passo que, em termos de motorização elétrica, existirão duas variantes: uma configuração básica de tracção traseira com cerca de 300 cv e uma versão mais potente, com tracção às quatro rodas, e 672 cv de potência.
Ainda assim, ambas as versões terão a velocidade máxima limitada, no caso da versão de entrada, com o ponteiro a não passar dos 209 km, enquanto a versão de topo "só" irá até aos 264 km/h.
Fabricado com a BAIC
Ainda sobre este Xiaomi SU7, a Car News China avança que será construído pela tecnológica chinesa em conjunto com a Beijing Automotive Industry Holding Co. Ltd (BAIC), já a partir do próximo mês de dezembro de 2023. Escolha que não deixa de ser curiosa, já que a BAIC é também o fabricante escolhido pela Mercedes-Benz para, no âmbito de uma joint-venture, fabricar os seus modelos para o mercado chinês.
Quanto à possibilidade deste fastback poder vir a chegar à Europa, nada se sabe ainda, mas, o melhor, é também não descartar tal possibilidade...