Xiaomi recruta designer do BMW i3

A Xiaomi contratou Kai Langer, ex-diretor criativo da BMW i, para integrar a equipa de design da marca e apoiar a expansão automóvel da marca chinesa.

A Xiaomi anunciou a contratação de Kai Langer, um designer com mais de 20 anos de experiência no grupo BMW.

O profissional liderou o design da gama elétrica BMW i e foi responsável pelo design interior da MINI até outubro de 2024. Na nova função, focada em “Customer / Brand / Product”, Langer trabalhará na definição da identidade e experiência dos futuros modelos da Xiaomi, segundo revelou no LinkedIn.

Na mesma publicação, o designer destacou a sua curiosidade e entusiasmo com os desafios que o aguardam na Xiaomi, elogiando a expansão da marca de tecnologia para o que está a ser um início de sucesso na indústria automóvel.

Ofensiva europeia da Xiaomi

A entrada de Langer acontece numa altura em que a Xiaomi está a acelerar a sua presença no setor automóvel internacional e a preparar uma aposta no mercado europeu.

Ele irá integrar a equipa de design do novo centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Xiaomi em Munique, inaugurado este ano.

Este centro, o primeiro centro de investigação da empresa chinesa na europa, é liderado por Rudolf Dittrich desde 2024. Dittrich também pertenceu à BMW, tendo sido o responsável pela divisão de séries de baixo volume da marca alemã entre 2021 e 2024.

Centro de Investigação no centro da aposta

De acordo com o portal 36kr, o novo centro de investigação da Xiaomi em Munique está focado na otimização de desempenho de modelos como o SUV YU7, lançado na China em junho.

Apesar de ainda não haver data oficial para o início da comercialização internacional, o CEO Lei Jun reafirmou que a Xiaomi pretende arrancar com a sua expansão internacional em 2027.

Enquanto isso, a marca continuará a focar-se no seu mercado doméstico. É lá que o SU7 já acumulou um tempo de espera superior a um ano e onde a empresa já entregou mais de 30 mil veículos elétricos, um recorde mensal para a marca.