Novo Xiaomi YU7 faz lembrar o Ferrari Pursosangue

A Xiaomi apresentou o seu segundo modelo, o SUV elétrico YU7, com uma imagem inspirada no Ferrari Purosangue, que promete desafiar o Tesla Model 3. Esta proposto em três configurações, que oferecem níveis de potência dos 320 cv aos 690 cv. Na primeira hora de comercialização, a marca recebeu 289 mil encomendas.

Se o Porsche Taycan serviu de inspiração para o primeiro modelo da Xiaomi, o SU7, o Ferrari Purosangue terá sido a fonte para a criação do primeiro SUV da tecnológica chinesa, o YU7, que já está em comercialização no mercado doméstico, com preço de lançamento a partir de 30 mil euros. O seu sucesso parece estar garantido, pois na primeira hora de comercialização, a marca reivindica ter recebido mais de 289 mil encomendas para o novo YU7.

Uma das vítimas do Xiaomi YU7 deverá ser o Tesla Model Y porque a diferença de preço para o SUV elétrico mais vendido na China é quase 4%, o que deverá levar a marca norte-americana a perder quota de mercado e a ter de reagir. Será que referir que este não seria o único revês para a Tesla no mercado chinês porque o primeiro modelo da Xiaomi vendeu mais do que o Tesla Model 3 no passado mês de dezembro. 

A Xiaomi refere que o novo YU7 foi desenvolvido para redefinir o conceito de SUV elétrico de luxo através de um design inovador, tecnologia avançada, experiência de condução premium e elevados padrões de segurança.

Interior minimalista

Interior minimalista

O Xiaomi YU7 apresenta um comprimento exterior de quase cinco metros (4,99 m), uma largura de dois metros, uma altura de 1,60 metros. Isso significa que é 5,8 centímetros mais curto do que o Tesla Model X e a distância entre-eixos tem mais 3,5 centímetros.

Se o exterior se carateriza por um design expressivo, o habitáculo é minimalista, sendo dominado por um ecrã central de 16,1” para o sistema de informação e comunicação, e pelo HyperVision Panoramic Display, localizado na base do pára-brisas.

Aquele ecrá, que faz recordar o Panoramic iDrive Display da BMW, tem uma dimensão de 43,3”. É personalizável, mas pode servir de velocímetro, ecrã de navegação ou ecrã para o passageiro dianteiro.

O SUV da Xiaomi possui bancos da frente em pele Nappa, reclináveis num só toque, e função de massagem em dez pontos. Os assentos traseiros também são reclináveis eletricamente, dos 100º aos 135º.

Os ocupantes dos lugares de trás têm ao seu dispor comandos dedicados para a climatização e um sistema de entretenimento com dois ecrãs. A bagageira tem uma capacidade de 678 litros que pode ser ampliada até aos 1758 litros com o rebatimento dos assentos traseiros. À frente existe um frunk com capacidade dew 141 litros.

Três configurações

O Xiaomi YU7 é proposto em três configurações. A de entrada possui um motor elétrico que desenvolve uma potência de 320 cv e um binário de 528 Nm, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos até alcançar uma velocidade máxima de 240 km/h. A energia é fornecida por uma bateria de 96,3 kWh que anuncia uma autonomia de até 835 km no mais que otimista ciclo chinês CLTC.

O nível intermédio YU7 Pro já vem com dois motores elétricos e tração integral que oferecem uma potência combinada de 496 cv e um binário de 690 Nm. O tempo de aceleração baixa para os 4,3 segundos, mas a velocidade máxima continua a ser a mesma. A autonomia é que desce para os 760 km (WLTC).

O topo de gama é o YU7 Max que recebe uma linha motriz com dois motores elétricos e sistema de tração integral que vê a potência combinada aumentar para os 690 cv e o binário para os 866 Nm, garantindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h nuns impressionantes 3,2 segundos e uma velocidade de ponta de 253 km/h. Esta versão recebeu uma bateria com capacidade de 101,7 kWh, que anuncia uma autonomia de até 770 quilómetros (CLTC).

A Xiaomi refere que é possível recuperar entre 10% a 80% da carga da bateria em cerca de 12 minutos. Após 15 minutos já é possível percorrer até 620 quilómetros.

O YU7 tem suspensão de braços duplos na frente e traseira independente multibraços (cinco elos), molas pneumáticas de câmara dupla totalmente fechadas e amortecedores continuamente ajustáveis de alto desempenho.

A suspensão traseira oferece cinco níveis de ajustamento, o que significa que a altura ao solo pode aumentar até 22,2 centímetros. O SUV da Xiaomi vem ainda equipado com um sistema de travagem de elevadas prestações com pinças de travão da Brembo.

O Xiaomi YU7 apresenta um comprimento exterior de quase cinco metros (4,99 m), uma largura de dois metros, uma altura de 1,60 metros. Isso significa que é 5,8 centímetros mais curto do que o Tesla Model X e a distância entre-eixos tem mais 3,5 centímetros.

Se o exterior se carateriza por um design expressivo, o habitáculo é minimalista, sendo dominado por um ecrã central de 16,1” para o sistema de informação e comunicação, e pelo HyperVision Panoramic Display, localizado na base do pára-brisas.

Aquele ecrá, que faz recordar o Panoramic iDrive Display da BMW, tem uma dimensão de 43,3”. É personalizável, mas pode servir de velocímetro, ecrã de navegação ou ecrã para o passageiro dianteiro.

O SUV da Xiaomi possui bancos da frente em pele Nappa, reclináveis num só toque, e função de massagem em dez pontos. Os assentos traseiros também são reclináveis eletricamente, dos 100º aos 135º.

Os ocupantes dos lugares de trás têm ao seu dispor comandos dedicados para a climatização e um sistema de entretenimento com dois ecrãs. A bagageira tem uma capacidade de 678 litros que pode ser ampliada até aos 1758 litros com o rebatimento dos assentos traseiros. À frente existe um frunk com capacidade dew 141 litros.

Três configurações

O Xiaomi YU7 é proposto em três configurações. A de entrada possui um motor elétrico que desenvolve uma potência de 320 cv e um binário de 528 Nm, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos até alcançar uma velocidade máxima de 240 km/h. A energia é fornecida por uma bateria de 96,3 kWh que anuncia uma autonomia de até 835 km no mais que otimista ciclo chinês CLTC.

O nível intermédio YU7 Pro já vem com dois motores elétricos e tração integral que oferecem uma potência combinada de 496 cv e um binário de 690 Nm. O tempo de aceleração baixa para os 4,3 segundos, mas a velocidade máxima continua a ser a mesma. A autonomia é que desce para os 760 km (WLTC).

O topo de gama é o YU7 Max que recebe uma linha motriz com dois motores elétricos e sistema de tração integral que vê a potência combinada aumentar para os 690 cv e o binário para os 866 Nm, garantindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h nuns impressionantes 3,2 segundos e uma velocidade de ponta de 253 km/h. Esta versão recebeu uma bateria com capacidade de 101,7 kWh, que anuncia uma autonomia de até 770 quilómetros (CLTC).

A Xiaomi refere que é possível recuperar entre 10% a 80% da carga da bateria em cerca de 12 minutos. Após 15 minutos já é possível percorrer até 620 quilómetros.

O YU7 tem suspensão de braços duplos na frente e traseira independente multibraços (cinco elos), molas pneumáticas de câmara dupla totalmente fechadas e amortecedores continuamente ajustáveis de alto desempenho.

A suspensão traseira oferece cinco níveis de ajustamento, o que significa que a altura ao solo pode aumentar até 22,2 centímetros. O SUV da Xiaomi vem ainda equipado com um sistema de travagem de elevadas prestações com pinças de travão da Brembo.