Mobieco

Publicidade

Wiesmann confirma roadster elétrico de elevadas prestações

Texto: Carlos Moura
Data: 24 de Novembro, 2022

Os alemães da Wiesmann desenvolveram um roadster elétrico de elevadas prestações, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos. O preço já é conhecido e não é para todos. A produção ainda não tem data anunciada.

Ainda não se sabe quando irá entrar em produção o projeto Thunderball da Wiesmann. As informações acerca do roadster elétrico têm vindo a lume nos últimos meses, mas a data de lançamento permanece um mistério. Porém, tudo indica que deverá estar próxima, já que a Wiesmann está a aceitar encomendas para o seu modelo.

O roadster utiliza uma arquitetura feita à medida. A Wiesmann colocou a cabina na posição mais atrás possível num esforço para manter a forma clássica, mas essa configuração revelou-se difícil com a linha motriz elétrica. Dois motores elétricos estão localizados atrás do habitáculo, transmitindo a potência às rodas traseiras. A bateria em forma de T, posicionada para baixar o centro de gravidade do carro, ocupa o túnel central e estende-se para a dianteira do veículo.

A bateria com capacidade total de 92 kWh e útil de 83 kWh deverá proporcionar uma autonomia de 500 quilómetros. A Wiesmann utiliza uma mistura de água e glicol para a refrigeração, enquanto o sistema de gestão da bateria feito à medida permite aos engenheiros fazerem todas as afinações e otimizações para todas as condições de condução. A bateria tem arquitetura de 800 V, possibilitando carregamentos ultrarrápidos até 300 kW. 

Peso de 1700 kg

A Wiesmann ainda não revelou quanto demora a carregar a bateria de iões de lítio NMC, que pesa meia tonelada. O carro, com carroçaria em fibra de carbono, pesa pouco mais de 1,7 toneladas.

A linha motriz elétrica desenvolve uma potência de 680 cv e um binário de 1100 Nm, transmitido às rodas traseiras, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos. Os condutores têm à disposição cinco níveis de travagem regenerativa, acessíveis através de patilhas atrás do volante.

LEIA TAMBÉM
Dois anos após divulgação. Excêntrico Aznom Palladium inicia comercialização

“Graças a uma profunda pesquisa e testes intensos, o roadster irá combinar a nossa avançada tecnologia de motorização com a excelência da engenharia alemã da Wiesmann”, reivindica o CEO da Wiesmann Roheen Berry. “Vamos trazer a emoção aos elétricos”.   

A Wiesmann irá produzir o roadster elétrico na sua fábrica “Gecko” na Alemanha. A empresa não divulgou a data prevista para a comercialização, mas as reservas já estão abertas desde setembro. O preço começa nos 300 mil euros.