Publicidade

Elétrico com plataforma nova. Sucessor do Volvo XC90 chegará ainda em 2022

Texto: Francisco Cruz
Data: 14 de Setembro, 2022

Numa altura em que a sucessão é já uma certeza, assim como a transformação numa proposta 100% elétrica, a Volvo acaba de confirmar que, a nova geração XC90, será apresentada ainda durante este ano de 2022. Embora e apenas, lá mais para o final do ano…

A revelação foi feita, em entrevista à britânica Autocar, pelo CEO da Volvo Cars, Jim Rowan, confirmando que o novo modelo chegará, exclusivamente, na forma de uma proposta 100% elétrica.

Ainda sobre este aspecto, o mesmo responsável revelou que o futuro XC90 recorrerá a uma plataforma para veículos zero emissões totalmente nova e feita à medida do maior dos SUV de Gotemburgo. Motivo, também, pelo qual, não deverá ser utilizada em mais nenhum outro modelo Volvo.

Embora encarado como sucessor do atual XC90, o próximo SUV maior da Volvo será 100% elétrico e baseado numa nova plataforma dedicada
Embora encarado como sucessor do atual XC90, o próximo SUV maior da Volvo será 100% elétrico e baseado numa nova plataforma dedicada

Trata-se de um momento muito emocionante para nós, já que nos eleva a um outro patamar – é mais um bloco na construção do futuro”, afirma Rowan, defendendo que, “o modelo [XC90] em si, é extremamente importante para nós”.

LEIA TAMBÉM
Já no próximo XC90. Volvo inaugura visualização fotorrealista em tempo real

De resto e a reforçar esta ideia, um porta-voz da Volvo afirmou que o futuro modelo é “definido pelo software”, mas também “uma demonstração daquilo que será o nosso futuro”, além de “marcar o início de uma nova era para a segurança e para a empresa”.

Ainda sem nome confirmado

Entretanto, continuam as dúvidas quanto ao nome que este novo modelo adoptará, não existindo ainda a garantia de que venha a manter a designação XC90; pelo contrário, tudo aponta para que ostente uma nova designação.

O sucessor do atual XC90 ainda não tem nome confirmado
O sucessor do atual XC90 ainda não tem nome confirmado

Aliás, os rumores apontam igualmente no sentido de que o próximo sucessor do XC90 venha a ser uma proposta apenas temporária, já que a Volvo estará a trabalhar num modelo ainda maior, inspirado no concept Recharge 100% elétrico de 2021, e que poderá vir a ostentar, na sua forma definitiva, o nome de XC100.

Ainda assim, saliente-se, tudo rumores a aguardar confirmação…