Volvo Trucks melhora eficiência aerodinâmica da gama pesada

Os camiões Volvo FH Aero, FH e FM receberam um conjunto de melhorias aerodinâmicas que permitem alcançar uma redução do consumo de combustível até 7% em comparação com um modelo Volvo FH “standard”.

A Volvo Trucks desenvolveu novas melhorias aerodinâmicas aplicado aos seus camiões de longo curso um conceito provado na indústria aeroespacial. Tratam-se de modificações discretas na cabina que reduzem significativamente a resistência ao ar, o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono.

Os estabilizadores de fluxo aerodinâmico da cabina, os defletores aerodinâmicos prolongados e as carenagens modificadas do chassis são alterações quase impercetíveis, mas que fazem toda a diferença em termos de otimização da eficiência.

A marca sueca reivindica que aquelas modificações têm impacto na autonomia, consumo de combustível e emissões de dióxido carbono, com uma diminuição adicional de 2% relativamente às poupanças já alcançadas.

Estabilizadores de fluxo aerodinâmico

Com estas novas melhorias, o Volvo FH Aero pode oferecer uma redução de até 7% no consumo de combustível em comparação com o Volvo FH standard que substitui.

As novas caraterísticas estarão disponíveis em várias combinações nos modelos Volvo FH, FH Aero e FM. Os benefícios aplicam-se a todos os tipos de sistemas de propulsão: elétrica, gás natural e diesel.

A principal inovação consiste nos estabilizadores de fluxo aerodinâmico, localizados nos cantos superiores da cabina, junto ao pára-brisas. Utilizando um padrão cuidadosamente desenhado de pequenas aletas oblíquas, os estabilizadores controlam o fluxo de ar em redor dos cantos da cabina.

“Pensámos fora da caixa, utilizando uma técnica amplamente aplicada nos aviões, nos carros de Fórmula 1 e nas turbinas eólicas,” afirma Anders Tenstam, especialista sénior em aerodinâmica da Volvo Trucks.

“Os cantos superiores da cabina são fundamentais para a aerodinâmica e o nosso sistema de retrovisores por câmara conseguimos aceder a novos potenciais nesta área, recorrendo a pequenas aletas para controlar o fluxo de ar a uma escala micro, gerando um efeito de escala macro. Estas aprendizagens também vão possibilitar a introdução de mais conceitos aerodinâmicos no futuro”, acrescenta.

Princípio 1+1=3

Enquanto os estabilizadores melhoram a aerodinâmica na parte frontal da cabina, os defletores laterais prolongados em 50 mm também desempenham um papel importante porque reduzem o espaço entre o semirreboque e o tractor, enquanto as carenagens modificadas do chassis proporcionam um melhor alinhamento com o pára-choques traseiro.

Segundo a marca sueca, estas três caraterísticas complementam-se umas às outras de acordo com o “princípio 1+1=3, o que significa que o impacto positivo geral é superior à soma dos benefícios individuais de cada componente”.