Publicidade

Volkswagen inicia produção da e-Crafter na Polónia

Texto: Carlos Moura
Data: 29 de Julho, 2020

Após o MAN eTGE, a fábrica de Wzresnia também já produz a Volkswagen e-Crafter. Todas as versões deste modelo passaram a sair da linha de montagem desta unidade localizada na Polónia.

A fábrica da Volkswagen Veículos Comerciais de Wrzesnia, na Polónia, começou a produzir a versão elétrica do modelo Crafter. Após quase dois anos de produção partilhada com a fábrica principal da marca em Hannover, esta unidade passou a responsável pela montagem de todas as versões da Crafter.

Além da Volkswagen e-Crafter, a fábrica de Wrzesnia tem vindo a produzir o MAN eTGE desde a primavera do ano passado. A linha de montagem foi adaptada e os operários receberam uma formação específica.

“A fábrica de Wrzesnia é uma das mais modernas da indústria automóvel”, comenta Dietmar Mnich, presidente do conselho de administração da Volkswagen Poznan.

LEIA TAMBÉM
Cooperação Ford Volkswagen. Uma pick-up, dois comerciais e vários veículos elétricos

“Desde 2016, quando esta fábrica entrou em operação, temos vindo a ampliar as nossas áreas de especialização. Quer a fábrica em Wrzesnia, quer a produção aqui de todas as versões da Crafter são pilares importantes para a Volkswagen Poznan e para a marca Volkswagen Veículos Comerciais”, refere o responsável.

Formação especializada

A produção de veículos elétricos exige operários com competências especializadas e a legislação polaca obriga a licenças especiais para se poder trabalhar em sistemas elétricos com uma voltagem até 1 kilovolt.

Nos últimos três anos, a Volkswagen Poznan realizou mais de duas mil sessões de formação que prepararam as equipas para os novos processos de trabalho.

A Volkswagen Poznan está a implementar um plano para cumprir os objetivos de emissões zero do Grupo Volkswagen. Nesse sentido, a Volkswagen Poznan irá tornar-se numa empresa neutra em emissões de dióxido de carbono em 2050.

Como outras fábricas na Polónia, a fábrica de Wrzesnia tem vindo a ser abastecida com energia de fontes renováveis desde 2019. Esta decisão permitiu reduzir as emissões de dióxido de carbono até quase 80%.

Quanto à Volkswagen e-Crafter, esta constitui uma solução adequada para a distribuição urbana. A sua autonomia e capacidade da bateria possibilitam uma operação diária de distribuição de última milha.

Simultaneamente, a e-Crafter oferece vantagens do ponto de vista ambiental: emissões zero, ausência de fumos de escape e um sistema de tração elétrico muito silencioso.