Uma das principais objeções levantadas à mobilidade elétrica por muitos dos seus críticos consiste na durabilidade da bateria e capacidade da mesma após alguns anos de utilização. A insuspeita ADAC - Associação de Automobilistas da Alemanha efetuou recentemente um estudo com o Volkswagen ID.3 Pro S para comprovar se aquelas alegações tinham fundamento e qual o estado da bateria após um uso intensivo.
Assim, os engenheiros da ADAC do Centro de Testes e Tecnologia em Landsberg am Lech, na Alemanha, efetuaram um teste de resistência, tendo percorrido mais de 160 mil quilómetros sem terem quaisquer preocupações com a poupança da bateria. Para atingirem aquela quilometragem no menor tempo possível recorreram a pontos de carga rápida em mais de 40% das sessões de carregamento.
Além disso não seguiram as recomendações habituais e deixaram o ID.3 no posto de carregamento com carga completa entre viagens de teste e, por vezes, durante vários dias consecutivos.
O resultado final não deixa de ser surpreendente porque ao final de 160 mil quilómetros, isto é, o equivalente a oito anos de utilização, a bateria de alta tensão com 77 kWh úteis do Volkswagen ID.3 ainda tinha 91% da sua capacidade.