Volkswagen ID. Cross vai ser alternativa elétrica do T-Cross

A Volkswagen vai lançar no próximo um novo SUV elétrico compacto baseado no ID.Cross Concept, que se assume como uma alternativa com emissões zero ao T-Cross. A autonomia anunciada é de até 420 quilómetros. Apresentação da versão de produção está prevista para o verão de 2026.

O Volkswagen ID.Cross Concept antecipa a versão de produção do novo crossover que será apresentada no próximo ano e que se destina a alternativa elétrica do T-Cross. O novo modelo, que na prática consiste numa variante com maior altura ao solo do futuro ID Polo, é descrito como um SUV urbano de cinco lugares, mas com capacidade para percorrer longas distâncias. O seu posicionamento será abaixo do ID.4.

A designação ID.Cross foi escolhida para que este modelo seja percecionado como a versão elétrica do T-Cross e insere-se na nova estratégia da marca alemã de introduzir designações bem conhecidas nos seus elétricos, substituindo o sistema numérico estreado pelo ID.3 em 2018.

O ID.Cross é um dos quatro pequenos elétricos baseados na plataforma MEB Entry que o Volkswagen Group planeia lançar nos próximos 18 meses, juntamente com o ID.Polo, Cupra Raval e Skoda Epiq.

Com comprimento exterior de 4,16 metros, largura de 1,84 metros, altura de 1,59 metros e distância entre-eixos de 2,60 metros, as dimensões do ID.Cross são semelhantes às do T-Cross de combustão. Relativamente ao ID.Polo é 10,8 centímetros mais longo, 2,3 centímetros mais largo e 5,3 centímetros mais alto.

Imagen de robustez

O novo SUV recebeu um estilo que transmite uma imagem de robustez e de todo-o-terreno. A assinatura luminosa sorridente 3D pretende proporcionar uma personalidade próxima. Entre os elementos de design reconhecíveis incluem-se os pilares C que evocam os do ID.Buzz.

O habitáculo é semelhante ao do ID.Polo. A Volkswagen substituiu os plásticos brilhantes dos atuais modelos ID por materiais mais claros, dando ao interior um aspeto mais luminoso. O painel de bordo foi reduzido a uma única banda horizontal que se estende pela largura do carro, quebrada apenas por dois ecrãs digitais: um quadro de instrumentos digital de 11” e um ecrã tátil central de 13”.

Os botões físicos para comandos de funções como a climatização estão alojados numa fileira por baixo do ecrã tátil. O volante foi simplificado com a adoção de comandos de controlo sensíveis ao toque em lugar das alavancas convencionais.

Potência de 211 cv

O ID.Cross Concept recebe um motor elétrico que desenvolve uma potência de 211 cv (155 kW), transmitida às rodas dianteiras. A capacidade da bateria não foi divulgada, mas a Volkswagen anuncia uma autonomia de até 420 quilómetros. A velocidade máxima é de 175 km/h.   

O ID.Cross Concept possui uma bagageira que oferece uma capacidade de 450 litros, ao que se junta um compartimento por baixo do capot (frunk) que adiciona mais 25 litros.

A versão de produção do ID.Cross Concept vai ser apresentada no verão de 2026 e deverá sair da linha de montagem da fábrica de Pamplona, em Espanha, juntamente com o ID.Polo.