Mobieco

Publicidade

Para 2022. Volkswagen apresenta ID.5 com mais estilo e versão GTX

Texto: Francisco Cruz
Data: 6 de Novembro, 2021

Tal como prometido, a Volkswagen acaba de apresentar o mais recente elemento da sua nova família elétrica, o ID.5. Proposta baseada no já conhecido ID.4, mas de linhas mais insinuantes, além de disponível em duas variantes – Standard e GTX -, três versões e três níveis de potência. Chega em 2022.

Baseado na mesma plataforma MEB que serve de base a todos os modelos da nova família elétrica da Volkswagen, o ID.5 surge como uma espécie de derivação do ID.4, embora e desde logo, com uma carroçaria de linhas mais marcantes e perfil tipo coupé. Isto, num corpo em que, quer o comprimento, quer a distância entre eixos, em nada diferem das anunciadas pelo crossover.

No entanto e embora também não faltem outros pormenores a denunciarem as semelhanças entre os dois modelos, importa destacar, igualmente, o facto de, debaixo da carroçaria, nem tudo ser igual. Desde logo, porque o ID.5 surge proposto com apenas uma capacidade de baterias – 77 kWh -, a que pode acrescer, depois, uma de três tipos de motorização, dependendo da versão escolhida – ID.5 Pro, ID.5 Pro Performance e ID.5 GTX.

O Volkswagen ID.4 e o Volkswagen ID.5 - descubra as diferenças
O Volkswagen ID.4 e o Volkswagen ID.5 – descubra as diferenças

A diferenciar estas três propostas, o facto de, tanto o Pro, como o Pro Performance, apresentarem uma configuração de um motor montado sobre o eixo traseiro, com a diferença entre ambos a surgir na potência e prestações – enquanto o primeiro anuncia 174 cv e uma aceleração 0-100 km/h em 10,4s, o segundo promete 273 cv de potência e 8,4s nos 0-100 km/h. Já em termos de velocidade máxima, o mesmo valor anunciado: 160 km/h.

LEIA TAMBÉM
Primeiro de vários. Novo Volkswagen ID.5 GTX já tem data de apresentação

Finalmente, a versão de topo, ID.5 GTX, recorre a dois motores, dispostos em ambos os eixos, para garantir tracção integral permanente, ao mesmo tempo que anuncia uma potência de 299 cv, capaz de garantir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 6,3 segundos. Terminando com uma velocidade máxima de 180 km/h.

Com autonomias até 520 quilómetros

Ainda segundo a Volkswagen, tanto o ID.5 Pro, como o Pro Performance, deverão ser capazes de oferecer uma autonomia na ordem dos 520 quilómetros WLTP, ao passo que o GTX deverá ficar-se pelos 480 km. Sendo que, qualquer uma das versões, apresenta uma capacidade de carregamento até 135 kW, o que permitirá recuperar até 80% da capacidade das baterias, em menos de 30 minutos ligadas à corrente,

O Volkswagen ID.5 anuncia uma melhor aerodinâmica, graças ao perfil tipo coupé
O Volkswagen ID.5 anuncia uma melhor aerodinâmica, graças ao perfil tipo coupé

Por outro lado e ajudar, igualmente, às autonomias, surge o facto deste ID.5 apresentar uma melhor aerodinâmica do que o irmão ID.4 – 0,26 cd, contra 0,28 deste último -, graças às linhas tipo coupé. As quais não deixam, contudo, de de representar uma ligeira diminuição na capacidade de carga, a qual surge, assim, fixada nos 549 litros (848 litros no ID.4), com todos os bancos em utilização, e nos 1.561 litros (1.817 litros), com apenas os bancos da frente em uso.

Habitáculo sem alterações

De resto e ainda sobre o habitáculo, um ambiente em tudo idêntico ao do ID.4, com o mesmo sistema de ecrãs e solução de informação e entretenimento. O mesmo acontecendo com a habitabilidade.

O interior do ID.5 não difere muito do estreado no ID.4
O interior do ID.5 não difere muito do estreado no ID.4

Apesar de apresentado, a Volkswagen não divulgou ainda preços para o novo elemento da família elétrica ID, informação que deverá ser difundida mais perto da data de lançamento no mercado. A qual, diga-se, também ainda não é conhecida, embora tudo aponte para que tal só aconteça durante o próximo ano.