Mobieco

Publicidade

Primeiro de vários. Novo Volkswagen ID.5 GTX já tem data de apresentação

Texto: Francisco Cruz
Data: 29 de Outubro, 2021

Já confirmado pela marca de Wolfsburgo, o Volkswagen ID.5 vai contar com uma versão mais desportiva, denominada GTX, cujo desvendar oficial deverá ter lugar já na próxima semana. Mais precisamente, no próximo dia 3 de novembro.

Recorrendo à mesma base do SUV ID.4 em comercialização, o Volkswagen ID.5 GTX foi, de resto, já antevisto, em imagens da própria marca alemã, ainda que ostentando e conforme é possível ver nas imagens que aqui reproduzimos, uma camuflagem muito própria. Mas que e conforme já afirmou o próprio CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter, não esconde aquilo que promete ser um exemplo de “elegância”.

O ID.5 GTX será o terceiro elemento da família elétrica ID a ser comercializado na Europa, depois do compacto ID.3 e do SUV ID.4, assim como o primeiro de uma série de versões mais desportivas, desenvolvidas com base em modelos 100% elétricos, todas elas a ostentarem a designação GTX.

Quanto ao ID.5 GTX, apresentar-se-á, ao que tudo indica, com especificações muitos idênticas às do ID.4, das quais deverão fazer parte vários tamanhos de bateria, potências e tipos de tracção.

LEIA TAMBÉM
Embora ainda de camuflado. Volkswagen mostra ID.5 GTX Concept

Aliás e ainda sobre as motorizações, as informações mais recentes indicam que o ID.5 GTX deverá repetir a configuração de dois motores, dispostos sobre os eixos, como forma de garantir uma solução de tracção integral, com a potência conjunta a rondar os 299 cv.

Conjugado com uma bateria de 77 kWh, a autonomia oficial deverá rondar os 480 quilómetros.

Quanto à produção deste Volkswagen ID.5 GTX, está prevista para ter lugar nas mesmas linhas de montagem do “irmão” ID.4, em Zwickau, Alemanha, sendo que, lá mais para a frente, ambos os modelos deverão ser transferidos para uma nova linha de montagem, em Emden.

A terminar, recordar, apenas, que, no âmbito da sua estratégia de electrificação, a Volkswagen anunciou já a intenção de lançar, pelo menos, um novo modelo desta família ID, por ano. Sendo que, na calha e já para 2022, está o ID.Buzz, seguido, em 2023, da berlina ID.Vizzion.