Publicidade

Com 320 cv. Volkswagen Golf Variant vai voltar a ter versão R

Texto: Francisco Cruz
Data: 19 de Fevereiro, 2021

Mesmo com a aposta declarada em força no Veículo Elétrico, a Volkswagen não esquece outras vertentes do Automóvel, como é o caso das versões mais desportivas. A demonstrá-lo, a “promessa” de lançamento de uma versão R da carrinha Golf, com 320 cv de potência, ainda para este ano de 2021!

A notícia é avançada pela britânica Autocar, acrescentando que, a Volkswagen Golf Variant R tornar-se-á, assim, o sétimo elemento desta família de modelos mais vitaminados. Da qual fazem parte propostas como o Arteon e Arteon Shooting Brake, Tiguan, T-Roc, Touareg e, naturalmente, Golf hatchback.

No caso específico da Volkswagen Golf Variant R, é previsível, desde logo, a presença de grande parte dos atributos estéticos já conhecidos destas versões, como é o caso das quatro ponteiras de escape, as jantes específicas, pinças de travão em azul e uma suspensão rebaixada, a colocar a carrinha mais próxima do solo.

Depois do hatchback, também a Volkswagen Golf Variant se prepara para ganhar uma versão R de 320 cv

Já no habitáculo e embora ainda nada tenha oficialmente transpirado, é de esperar a presença de detalhes decorativos em azul, um volante desportivo, pedais em alumínio e novos layouts no ecrã do sistema de infoentretenimento.

Quanto ao motor, manter-se-á o quatro cilindros 2.0 litros Turbo baseado no bloco EA888, neste caso, a anunciar 320 cv de potência e 420 Nm de binário, com a tracção a ser promovida pelos dois eixos, através do recurso não apenas de uma transmissão automática de dupla embraiagem e sete velocidades, como também a um sistema de vectorização de binário inspirado, segundo o fabricante, na competição.

LEIA TAMBÉM
R Plus? Volkswagen Golf R ganha mais potência no manual do proprietário

Graças a estas soluções, a promessa, entre outros argumentos, de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h, em menos de 5 segundos.

Igualmente a ajudar às prestações, alterações no chassis que não deverão diferir muito do realizado no Golf R hatchback, e que, visando uma maior performance dinâmica, contempla, segundo a Autocar, uma maior curvatura do eixo dianteiro em 1,3 graus, reforço da firmeza dos estabilizadores e molas em 10%, além de um aumento da dimensão dos discos dianteiros de travão em 17 mm. Sendo que, o próprio sistema de travagem, deverá perder cerca de 1,2 kg de massa não suspensa.

A anterior geração da Volkswagen Golf Variant R

Finalmente, o chassis auxiliar dianteiro promete ser 3 kg mais leve do que no antecessor.

Embora também ainda não confirmada, é de esperar que a Volkswagen Golf Variant R venha a dispor, a exemplo do hatchback, de uma variante R Performance, a qual deverá, entre outras qualidades, ver aumentada a velocidade máxima em cerca de 13 km/h. Argumento sustentado, também, num spoiler traseiro de maiores dimensões, a procurar garantir maior downforce e estabilidade.