Publicidade

Volkswagen T-Roc R: Racing SUV

Texto: Nuno Fatela
Data: 25 de Fevereiro, 2019

Surgiu agora a versão desportiva do modelo fabricado na AutoEuropa, num protótipo muito perto da produção. Recorrendo a um motor de 300cv, o novo Volkswagen T-Roc R demora menos de cinco segundos a atingir os 100 km/h

Depois dos vídeos de desenvolvimento em Nurburgring, onde a presença de Petter Solberg ao volante indicava imediatamente que estaríamos na presença de um modelo com capacidades superiores, surge agora o Volkswagen T-Roc R. Para ganhar esta famosa letra no final do seu nome, pois o R representa os mais ‘racing’ da gama da VW desde 2010, o modelo ganha um motor mais potente e outras alterações mecânicas. A isso junta alguns elementos estéticos para que todos saibam que, quando se aproxima o Volkswagen T-Roc R, é o momento de fazer pisca e passar para a faixa do lado direito…

Potência suvifiente…

Potência é algo que não falta a este ‘SUV de corrida’, pois a VW equipou este T-Roc com um bloco 2.0 TSI que debita 300cv e 400Nm. Isso permite atingir os 100km/h em apenas 4,9 segundos, um registo obtido com recurso ao Launch Control. Já que recebeu a designação “R”, fica sempre bem a presença do ‘Race’ entre os modos de condução do Volkswagen T-Roc R, provavelmente a melhor forma de chegar à velocidade máxima de 250 km/h. Para “excelente aceleração sem perda de tração”, a marca germânica optou pela combinação entre a caixa automática de sete velocidades e dupla embraiagem e o sistema de tração integral 4Motion. Mas, se por acaso decidir ir dançar com o T-Roc R, pode sempre optar por desligar no botão específico o controlo de tração…

 

Mas a Volkswagen não se ficou por aqui, e ainda ofereceu outros presentes a este SUV de performance. Como, por exemplo, o sistema de travagem idêntico ao do Golf R Performance, que recorre a discos de 17” e com pinças onde se pode ver impressa a letra “R”. Além disso, a suspensão foi rebaixada e é possível substituir as jantes de 18” por umas opcionais com 19”. O escape com assinatura da Akrapovich está também contemplado.

 

Estilo mais racing

Apesar do visual do T-Roc ser habitualmente bastante elogiado, a marca efetuou algumas mudanças para dar um perfil mais agressivo a esta versão R. Na dianteira passa a surgir uma grelha diferente, e o novo para-choques acolhe a iluminação diurna, em formato vertical, e entradas de ar maiores. O Volkswagen T-Roc R ganha também um novo para-choques na traseira, onde se acomodam as duas saídas de escape e o difusor. Para fazer com que o ar passe ainda melhor pela traseira, o SUV acolhe ainda um novo spoiler no prolongamento do teto.

 

A bordo os destaques principais são o volante multifunções, com patilhas no volante, e também os pedais em aço. além disso, a iluminação ambiente é em cor branca e os ecrãs apresentam um grafismo de boas vindas diferente. Mas, se porventura acha que este estilo ainda não é suficiente entusiasmante, existe ainda um pack “Leather” que oferece ao Volkswagen T-Roc R acabamentos em pele Nappa, outros revestimentos em fibra de carbono e ainda costuras em cinzento.

 

Apesar de até ter revelado opcionais, a Volkswagen refere, no entanto, que este ainda não é o VW T-Roc R que chegará às fábricas. Este concept muito próximo da versão final de produção do SUV desportivo tem estreia mundial no Salão de Genebra, que abre portas na próxima semana.

 

Veja também:

Petter Solberg testa o T-Roc R em Nurburgring
Volkswagen de Woodstock recuperada pela marca
Passat para o mercado europeu estreia também em Genebra
VW ressuscita icónico Buggy como modelo elétrico
Nova geração do Golf caçada em fotos