A Volkswagen deixou de disponibilizar o motor VR6 na Europa em meados da década passada e em 2023 nos Estados Unidos. Contudo, este bloco ainda fazia parte do portefólio da marca alemã na China e estava disponível em modelos como o Talagon ou o Audi Q6 de combustão.
Apesar da sua longevidade, este motor não podia durar para sempre e a marca alemã acabou de anunciar que o VR6 está oficialmente morto.
O porta-voz da Volkswagen Andreas G. Schleith partilhou a notícia na rede social LinkedIn. O último VR6 foi montado no dia 12 de dezembro de 2024, após ter estado em produção durante quase 34 anos.
O VR6 foi apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra de 1991 com a terceira geração do Golf. Desde então foram produzidas mais de 1,87 milhões de unidades. O VR6 foi montado em muitos modelos da Volkswagen, incluindo o Corrado, Bettle, Passat, Vento-Bora-Jetta, Touareg, Phaeton, Transporter, Caravelle, Eos, CC e Sharan.