Mobieco

Publicidade

Elétricos. Volkswagen anuncia concept que estreia nova linguagem de design

Texto: Francisco Cruz
Data: 22 de Abril, 2024

A Volkswagen acaba de divulgar os primeiros teasers de um novo concept, que promete estrear no próximo Salão Automóvel de Pequim, e que inaugurará aquela que será a nova linguagem de design dos elétricos da marca alemã. Não apenas aqueles destinados ao “Império do Meio”, mas toda uma nova geração de veículos elétricos.

Anunciando uma carroçaria que parece concebida na forma de um SUV-Coupé, este novo concept parece igualmente prometer linhas mais elegantes e não tão arredondadas, às quais responde com uma frente mergulhante, cavas das rodas salientes e um pára-brisas fortemente inclinado. Neste caso, a antever uma linha de tejadilho abaulada e que se prolonga até bem perto da traseira.

Nessa secção, a constatação de ombros salientes e generosos, a cobrirem as rodas traseiras, enquanto um portão arredondado, de óculo pequeno e delimitado no topo por um airelon, completa uma imagem de apurada aerodinâmica e fluidez.

LEIA TAMBÉM
Com procura a cair. Volkswagen Group prepara 30 novidades ainda para 2024

Embora sem revelarem dimensões ou outros dados técnicos, responsáveis da Volkswagen terão já assumido a intenção de, com este novo concept, avançar para uma nova linguagem de design distinta daquela que atualmente marca todas as propostas da família 100% elétrica da Volkswagen e que, de resto, também acabou por influenciar outros modelos a combustão do fabricante.

Criada por Andreas Mindt, o novo responsável máximo pelo design da Volkswagen, desde janeiro 2023, altura em que trocou a Bentley pela marca-âncora do maior grupo grupo automóvel europeu, esta nova linguagem de design é mais um passo numa transformação que o concept ID.2all já deixou antever. E que tem já passagem à produção agendada para 2026, altura em que deverá chegar ao mercado, muito provavelmente, com o nome de ID.2.

Alguns pormenores do novo concept que a Volkswagen vai desvendar no próximo Salão Automóvel de Pequim
Alguns pormenores do novo concept que a Volkswagen vai desvendar no próximo Salão Automóvel de Pequim

Ainda assim e embora não se saiba, para já, se o concept agora antevisto passará à produção apontado apenas e só ao mercado chinês, ou enquanto produto global, a expectativa é de que possa vir a influenciar todos os futuros elétricos da marca do duplo V – chineses, europeus e americanos. Garantindo, a partir daí, uma estética mais ousada e dinâmica nos futuros elétricos Volkswagen, complementada com novos elementos, e, já agora, com um pouco mais de personalidade que os modelos atuais.