Volkswagen vai acabar com o Arteon em nome da redução de custos

Para reduzir custos e aumentar margens, a Volkswagen vai acabar com modelos de baixo volume e uma das "vítimas" vai ser o Arteon.

Para reduzir custos e aumentar margens, a Volkswagen vai acabar com modelos de baixo volume e uma das "vítimas" vai ser o Arteon. A racionalização passa ainda pela diminuição do número de opções nos seus modelos.

A Volkswagen está determinada a dar prioridade ao aumento das receitas para apoiar o investimento no desenvolvimento da tecnologia. No âmbito desta estratégia, a marca alemã pretende simplificar a sua oferta através da redução da complexidade. Uma das vítimas é o Arteon que vai mesmo acabar.

A marca anunciou as novas medidas na reunião com os trabalhadores realizada em Wolfsburgo. Denominada "Accelerate Forward - Road to 6.5", o principal objetivo do programa é alcançar uma margem sobre as vendas de 6,5% e aumentar as receitas para dez mil milhões de euros até 2026.

"O programa é a primeira prioridade de todo o conselho de administração", afirmou o CEO Thomas Schäfer. "Atingir este objetivo em 2026 é muito ambicioso, mas pode ser concretizado se reunirmos os nossos esforços. Isto permitirá-nos salvaguardar empregos, financiar o nosso futuro a partir dos nossos próprios recursos e continuar a investir em novos veículos e tecnologias, na modernização das nossas fábricas e na formação do pessoal".

Medidas para baixar de custos

A Volkswagen considera que isto vai exigir a implementação de um conjunto de medidas para reduzir custos ao nível da administração, pesquisa e desenvolvimento, fabrico de veículos e na gama. Para os clientes, isto vai traduzir-se numa redução do número de modelos e de opções na marca Volkswagen. A intenção é reduzir o número de versões, acabar com os modelos pouco vendidos e otimizar as margens das suas plataformas MQB (combustão interna) e MEB (elétrica).

Como consequência, os modelos de baixo volume como o Arteon vão desaparecer e a aposta vai passar por modelos grande volume. Algumas notícias sugeriam que o Arteon poderia ser substituído por algo semelhante à berlina ID 7, mas o CEO da Volkswagen parece ter afastado a ideia de uma berlina esguia com motor de combustão.

Além disso, a Volkswagen vai reduzir o número de opções nos seus veículos. Por exemplo, o ID 7 terá menos 99% de opções que tinha a sétima geração do Golf.