Vai a Volkswagen atualizar o ID.4 como um Tiguan elétrico?

O veículo elétrico mais vendido da Volkswagen, o ID.4, vai ser atualizado e deverá surgir como um “carro totalmente novo”, segundo afirmou o CEO da marca alemã Thomas Schäfer, dando a entender que poderá ser o congénere elétrico do Tiguan de combustão.

Apesar de estar no mercado há apenas cinco anos e de ser o elétrico mais vendido da Volkswagen, a marca alemã está a planear fazer uma atualização profunda do crossover elétrico ID.4. Tudo indica que será uma renovação de meio ciclo de vida mais profunda do que é habitual. O “novo” ID.4 deverá chegar no final de 2026, posicionando-se como um congénere elétrico do Tiguan de combustão.

As alterações profundas previstas para o futuro ID.4 foram reveladas pelo próprio CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, em declarações à publicação britânica Autocar. “Vamos refazer por completo o ID.4, por dentro e por fora. Será um carro completamente diferente - um salto significativo”.

O responsável máximo da Volkswagen acrescentou que o novo desenho é essencial para alinhar o modelo com a direção futura de design da marca, já que é o seu elétrico mais importante em termos de volume.

O renovado ID.4 irá adotar a linguagem de design introduzida nos recém-apresentados ID.1 e ID.2, desenvolvida pelo chefe de design Andy Mindt. Este mesma direção visual também será estendida ao novo ID.3, que deverá receber a sua própria atualização no segundo trimestre de 2026, seguindo-se mais tarde o ID.4.

Referências ao passado

Anteriormente, o responsável de desenvolvimento da Volkswagen Kai Grunitz já tinha sugerido que os renovados ID.3 e ID.4 iriam ter mais referências ao passado da marca em termos de imagem e o interior também iria ser revisto, estando previsto o regresso dos botões físicos.

O novo ID.4 irá continuar a usar a plataforma MEB, embora numa versão melhorada. Apesar da arquitetura de nova geração SSP estar ainda longe de chegar, o que só deverá acontecer em 2028,  irão ser introduzidas melhorias nos motores elétricos e nas baterias para permitir ganhos de potência, autonomia e eficiência.

Internamente - e ainda segundo a Autocar - a Volkswagen refere-se ao novo ID.4 como o “Tiguan elétrico”. Essa designação poderá refletir-se em mais do que posicionamento de mercado.

Recentemente, o diretor de vendas, marketing e após-venda da Volkswagen, Martin Sander, afirmou que os futuros modelos elétricos irão voltar a adotar “nomes próprios”, assinalando uma mudança potencial do sistema de designação ID alfanumérico. Poderá estar em vista uma alteração do nome do ID.4.