V2G: Utilização inteligente da energia

No futuro, o investimento num carro elétrico poderá ficar mais barato com a tecnologia “Vehicle to Grid”. Estima-se que vender eletricidade à rede pode reduzir para metade os custos de utilização de um carro elétrico.

O sistema de abastecimento denominado V2G (Vehicle to Grid) pressupõe em colocar a capacidade de armazenamento de energia a bordo de um veículo elétrico à disposição do gestor da rede. 

Quando o veículo elétrico se encontra imobilizado e puder estar ligado à rede, a bateria pode ser utilizada para armazenar energia quando esta for excedentária e mais barata, para depois ser usada na sua função de deslocação ou para ser disponibilizada quando for escassa e mais cara.

A energia a ser disponibilizada à rede é definida pelo utilizador de modo a salvaguardar um limiar mínimo de autonomia.

Para que isso aconteça é essencial haver três pré-requisitos: um carregador bidirecional, uma wallbox direcional e um contrato de eletricidade que permita monitorizar todo o processo.

Em tempo real

Os veículos elétricos, desde que possuam capacidade V2G (atualmente ainda são muito poucos devido à falta de regulamentação para o fazer no espaço europeu) poderão participar como um serviço auxiliar de produção, onde a energia fornecida por estes é caraterizada por ter uma qualidade superior, já que tem uma resposta rápida e está disponível em pequenas quantidades e distribuída.

Estas caraterísticas complementam o atual estado da arte de fornecimento de energia, ao mesmo tempo que estimulam o aproveitamento de sistemas renováveis de produção de energia elétrica e contribuem para uma gestão sustentável, quer do sistema da rede elétrica, quer da mobilidade elétrica tornando o automóvel num objeto que não só nos transporta do ponto “A” para o ponto “B” como transporta energia entre esses dois pontos.

Para o sucesso das operações V2G, a necessidade de redes inteligentes (smart grids), de equipamento e carregamento de veículos elétricos cada vez mais inteligentes, assim como de aparelhos de medição inteligentes para a rede e para o carro, tornam-se essenciais, para que seja possível, em cada instante, o equilíbrio entre a oferta e a procura de energia e que essa informação seja difundida em tempo real de forma a dar indicações precisas aos produtores e aos consumidores

À espera de regulamentação

Com a penetração de fontes renováveis em larga escala no sistema elétrico,  muitas vezes intermitente e imprevisível, o V2G assume aqui um papel preponderante naquilo que consiste em equilibrar o sistema através do aumento das reservas e do armazenamento.

A vantagem do armazenamento consiste em conseguir-se absorver os excessos de potência de geração que possam ocorrer.

Este sistema que ainda está a dar os primeiros passos na europa embora a ideia não seja nova, já está bastante difundido Japão, onde os automóveis elétricos mais não são do que sistemas de armazenamento de energia sobre rodas.

Eles têm sido utilizados, por exemplo, para acudir a infraestruturas críticas na falta de energia em alguns apagões devido a desastres naturais.

Uma rede inteligente preparada para aproveitar este sistema poderá extrair energia dos automóveis elétricos durante os momentos de grande procura de energia, por exemplo, às primeiras horas da noite ou quando as condições climáticas não forem as mais favoráveis para o aproveitamento da energia solar e eólica.

Uma poupança enorme

O desenvolvimento dos algoritmos que regulam a inteligência artificial decidirá se o automóvel com este sistema bidirecional deve carregar ou fornecer eletricidade quando o automóvel está ligado à rede e saber a hora de saída e de quanta carga necessitará.

Para isso, os carros com este sistema têm um sistema de gestão de corrente bidirecional como parte do seu equipamento.

Um estudo recente calcula que num universo de 11 milhões de carros elétricos, se metade possuíssem este sistema bidirecional ofereciam à rede qualquer coisa como 16 Gigawats diariamente, um valor que representa uma parte significativa do consumo diário em Portugal.

Podemos concluir que o sistema V2G contribuirá para uma maior segurança energética, ao mesmo tempo que permitirá reduzir significativamente a pegada de carbono da rede e diminur a produção de eletricidade produzida nas centrais térmicas a gás, carvão ou petróleo