filas trânsito

Publicidade

Conduz em Lisboa? Conheça o que muda no trânsito a partir desta quarta-feira

Texto: Francisco Cruz
Data: 26 de Abril, 2023

Se tem por hábito conduzir em Lisboa, então, vai gostar de saber que, a zona da Baixa Pombalina e da Avenida 24 de Julho, passaram a ser zonas de trânsito condicionado, já a partir desta quarta-feira, dia 26 de abril. O motivo prende-se com uma série de obras que vão arrancar na capital portuguesa e cujo fim não é conhecido.

As alterações ao trânsito, nomeadamente, na zona ribeirinha e na 24 de Julho, entre a Avenida Infante Santo e a Avenida Mouzinho de Albuquerque, foram divulgadas pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), acrescentando que o acesso só será permitido a moradores e condutores que trabalhem nessas zonas.

Quanto ao trânsito em geral, a CML propõe, em alternativa, uma espécie de ‘5.ª Circular’, a começar em Alcântara, e que leva os condutores a seguirem pela Avenida Infante Santo, Estrela, Avenida Álvares Cabral, Rato, Rua Alexandre Herculano, Conde Redondo, Avenida Almirante Reis, Praça do Chile, Rua Morais Soares, Praça Paiva Couceiro, Avenida Mouzinho de Albuquerque e Parque das Nações. Podendo, a partir daí, apanhar qualquer uma das saídas em direcção a Norte ou Sul, pela Ponte Vasco da Gama.

Ainda na zona da Baixa Pombalina, os condicionamentos de trânsito vão obrigar que os veículos com mais de 3,5 toneladas, assim como todos os serviços de abastecimento ao comércio na zona, só possam circular na zona durante a noite, entre as 20h00 e as 08h00 da manhã seguinte. Mantendo-se, no entanto, o movimento dos transportes públicos, como é o caso da Carris.

LEIA TAMBÉM
Global Traffic Scorecard. Afinal, Lisboa até nem tem tanto trânsito quanto isso!

Recordar, igualmente e conforme avançou já a Câmara Municipal, que este plano de condicionamento do trânsito nas zonas em questões, irá sendo adaptado e reajustado consoante as necessidades, uma vez que, na base da sua imposição, estão várias obras, cujos trabalhos irão acontecendo em vários locais.

Entre estas obras, está não só o projecto de expansão da Linha Verde do Metropolitano de Lisboa, como também a implementação do Plano Geral de Drenagem na Avenida da Liberdade e Santa Apolónia, com vista ao fim das situações de cheia na capital portuguesa. Mas também a reabilitação da rede de saneamento e, nomeadamente, dos colectores na Rua da Prata e Avenida Infante D. Henrique, assim como a repavimentação de várias vias.

Infografia: Câmara Municipal de Lisboa
Infografia: Câmara Municipal de Lisboa

Finalmente, alertar que, nas zonas onde os condicionamentos começam, estarão agentes de polícia com a missão de ajudar a fazer fluir o trânsito e prestar quaisquer esclarecimentos quantos às saídas possíveis a tomar.