Trabalho de Casa: Construir um Civic híbrido com 600cv

Vale bem a pena andar na escola, especialmente quando nos é confiada a tarefa de fabricar um Honda Civic híbrido com 600cv que chega aos 100km/h em apenas dois segundos. A ideia passa por mostrar como pode ser um rallycross de nova geração. Já nos habituámos a ser deslumbrados com os espetaculares projetos da Universidade de Clemson, e isso aconteceu novamente com o Deep Orange 9. Este protótipo dá seguimento à série Deep Orange, que já nos ofereceu modelos como uma pick-up criada a partir do BMW X4, mostrando um Honda Civic híbrido com 600cv, que combina o bloco a gasolina original, com 400cv, e dois motores elétricos com potência combinada de 200cv. Assim se atinge o número "mágico" dos 600cv, que permite chegar aos 100km/h em apenas dois segundos. Apenas para fiquem bem percétiveis as capacidades deste Deep Orange 9, os estudantes afirmam que ele é tão veloz como um carro de rallycross, podendo servir de inspiração para a futura geração de modelos desta competição. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/do9-26-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/do9-39-1-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/do9-43-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/img-9231-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/maintenance-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/starting-line-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/3-regenerative-braking-jpg-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/4-reduce-emissions-better-if-graphic-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/blur-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/blur-1-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/do9-26-1-22222.jpg] Este projeto envolveu 19 alunos durante dois anos, que, para criar este Civic híbrido com 600cv, se inspiraram noutro bólide da Honda que combina combustão e eletricidade. E, já que o (super)carro em causa é o Honda NSX, seguramente não poderia haver melhor fonte de inspiração. O ponto de partida foi o sedan Civic, que devia ser trabalhado segundo duas premissas: máxima performance e menos emissões. A que se juntavam os objetivos de alcançar a mesma performance de um carro atual de rallycross mas com custos de utilização mais baixos. Tendo em conta que bastam dois segundos para chegar aos 100km/h e que os consumos são inferiores em 30% ao modelo original, bem podemos dizer que este é um projeto que merece ser premiado com 20 valores. Mas os estudantes não se limitaram a alterar a motorização e a contemplar uma bateria, também introduziram sistemas que lhe permitem receber o máximo de energia. Para tal, foi integrada a travagem regenerativa como forma de alimentação adicional para a motorização híbrida. E, já que a ideia passava por conseguir que este Civic híbrido com 600cv tivesse as mesmas performances de um carro de rallycross, surgem ainda modificações como uma suspensão semiativa e a direção às quatro rodas. Fotos: Clemson Deep Orange