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Para venda a empresas. Toyota desenvolve módulo de pilha de combustível

Texto: Francisco Cruz
Data: 9 de Março, 2021

Há muito uma das principais impulsionadoras da tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio, a Toyota Motor Corporation acaba de desenvolver um novo módulo FC, ou módulo a pilha de combustível, para vender a outras empresas que estejam a desenvolver ou a fabricar camiões, autocarro, comboios e navios, que utilizem esta tecnologia. À venda já a partir da primavera de 2021.

Capacitado para uma ampla variedade de aplicações, entre as quais, o transporte terrestre e marítimo, este novo módulo a pilha de combustível, ou módulo FC, procura responder, segundo a Toyota, a uma necessidade crescente que resulta da adopção, em vários países e regiões do globo, de políticas de utilização do hidrogénio, como combustível não poluente.

Com este tipo de produtos, a marca nipónica assume pretender, não somente, popularizar os veículos a pilha de combustível (FCEV), mas também fortalecer as suas iniciativas enquanto fornecedor de sistemas FC, para promover a utilização de hidrogénio. Ajudando a reduzir, desta forma, as emissões de CO2, como forma de contribuir para a diminuição do aquecimento global e para o alcançar da neutralidade carbónica.

A composição e funcionamento do sistema de pilha de combustível da Toyota

Quanto ao módulo FC propriamente dito, a Toyota descreve-o como “uma espécie de ‘caixa de hidrogénio’ com o sistema a pilha de combustível da segunda geração do Toyota Mirai, bem como componentes que lidam com o fornecimento de ar, fornecimento de hidrogénio, arrefecimento e controlo de potência, num único módulo compacto”.

Ainda segundo o fabricante, este novo módulo está disponível em quatro modelos – um tipo vertical (Tipo I) e um tipo horizontal (Tipo II), ambos com potência nominal de 60 kW ou 80 kW e uma voltagem entre os 400 e os 750V.

Em termos de dimensões e pesos, o módulo de tipo vertical anuncia um comprimento de 890 mm, 630 mm de largura e 690 mm de altura, além de um peso aproximado de 250 kg, enquanto o módulo do tipo horizontal apresenta 1,270 mm de comprimento, 630 mm de largura e 410 mm de altura, com um peso aproximado de 240 kg.

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A Toyota Motor Corporation destaca, ainda, a versatilidade, em termos aplicação, que esta solução oferece, não se limitando apenas a meios de transporte, mas também a todo e qualquer instrumento elétrico com motor, inversor e bateria, além da excelente segurança e fiabilidade, graças também às contramedidas aplicadas resultado do desenvolvimento em veículos eletrificados como o Toyota Mirai, ou os híbridos da marca.

Finalmente, o fabricante enaltece o desempenho básico do módulo FC, nomeadamente, o seu alto rendimento e eficiência económica, graças também a requisitos de manutenção simples e pouco frequentes, o que permite reduzir o custo total, desde a aquisição, até ao fim de vida do produto.