A Toyota diz que desenhou o Grand Highlander para ser tão confortável como uma sala de estar para os oito ocupantes. Espaço não falta nem suportes para equipamentos eletrónicos.
Para quem os 4,97 metros do SUV Highlander da Toyota não são suficientes, a marca nipónica apresentou nos Estados Unidos uma versão revista e ampliada deste modelo com mais 16 centímetros de comprimento e oito centímetros de largura, que recebeu a designação Grand Highlander.
O aumento das dimensões externas permitiu à Toyota disponibilizar oito lugares distribuídos por três filas de bancos. Mesmo com os assentos da terceira fila na sua posição, a marca japonesa reivindica que a bagageira tem capacidade para acomodar sete malas de grandes dimensões. Com os assentos todos rebatidos, o volume útil sobe para uns impressionantes 2775 litros (mais do que alguns furgões compactos na Europa!).

A Toyota também reivindica que a última fila de bancos tem espaço suficiente para acomodar adultos confortavelmente. Aqueles lugares oferecem entradas USB individuais, um compartimento para guardar um smartphone ou um tablet, e dois suportes para copos.
No total, o habitáculo do Grand Highlander possui 13 suportes para copos e sete entradas USB-C. Os ocupantes da segunda fila também usufruem de um painel de controlo do ar condicionado. Os bancos podem ser individuais ou corridos.
Espaço à tecnologia
Passando aos lugares da frente, os passageiros têm acesso a um ecrã tátil do sistema de infoentretenimento com 12,3" e compatibilidade sem fios com Apple CarPlay e Android, assim como uma consola que é suficientemente grande para um tablet e possui dois carregadores por indução.
A Toyota diz que desenhou o Grand Highlander para ser tão confortável como uma sala de estar, tendo montado materiais suaves no painel de bordo, com um efeito em madeira, e um apoio de braços concebido para proporcionar a sensação de um luxuoso sofá.

Em termos de imagem, o Grand Highlander tem um formato quadrado e simples, mas inclui pilares traseiros pintados na cor da carroçaria para sugerir robustez e força.
Motorização híbrida
No capítulo mecânico estarão disponíveis três motorizações, baseadas no bloco a gasolina de 2,4 litros e no de 2,5 litros com sistema híbrido. A tracção poderá ser assegurada por duas ou quatro rodas.
A versão de topo recebe a motorização Hybrid Max da Toyota que desenvolve uma potência combinada de 367 cv e um binário de 542 Nm. Em termos de prestações, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,3 segundos.
LEIA TAMBÉM
Toyota Mega Cruiser. Sabia que houve um Hummer japonês?
Para apoiar a condução, o Grand Highlander contará com as mais avançadas tecnologias da Toyota, incluindo sistema de pré-colisão com deteção de peões e ciclistas, cruise control dinâmico de velocidade, assistente de saída de faixa de rodagem, assistente de sinais de trânsito, assistente de máximos, entre outros.
A produção do Grand Highlander será assegurado pela fábrica de Princeton (Estados Unidos).
