Publicidade

Toyota GR Yaris com carroçaria alargada é uma “bomba” com 530 cv

Texto: Carlos Moura
Data: 4 de Janeiro, 2024

Um proprietário britânico decidiu fazer umas modificações no seu Toyota GR Yaris, que incluíram, entre outras, o aumento da potência do motor para 530 cv e um kit de alargamento da carroçaria.

O Toyota GR Yaris vem equipado com motor compacto de três litros com 1,6 litros, que o torna num caso à parte em comparação com muitos dos seus concorrentes que utilizam blocos maiores de quatro cilindros com 2,0 litros. 

Contudo, o modelo japonês nascido nos ralis tem revelado ser um pequeno desportivo extraordinário. Além disso, aceita modificações e no Reino Unido surgiu um exemplo do que é possível fazer com este modelo.

Este GR Yaris tem como proprietário um entusiasta que o transformou numa “besta” que não só consegue rivalizar com modelos de elevadas prestações como o Audi RS 3 ou o Mercedes-AMG A 45 S, mas também com verdadeiros desportivos.

Recentemente, o canal de YouTube Hampshierephoto teve a oportunidade de descobrir do que é capaz e ficou muito impressionado. 

Transformação profunda

Para começar foi efetuado um trabalho profundo no motor. Entre as alterações destaque para revestimentos totalmente fundidos e a instalação de um turbocompressor Pulsar. Adicionalmente, o GR Yaris recebe novas cames e molas da Kelford, um coletor de escape Lampspeed e em breve vai contar com componentes de suspensão do aftermarket. 

Com aquelas modificações, o motor passa a debitar 530 cv que continua a acoplado à caixa manual de seis velocidades original, mas com um novo seletor.

O carro tem um aspeto mais dramático do que o GR Yaris “normal”. Isto deve-se ao facto de ter sido equipado com um kit de alargamento de carroçaria da Prior Performance da Alemanha e também tem um capot em fibra de carbono e uma nova asa traseira.

LEIA TAMBÉM
Captado em vídeo. Toyota GR Yaris foi colocado à prova em Nürburgring

O interior do carro também recebeu algumas modificações como novos bancos em pele Recaro Sportster, um volante Sabelt, um novo painel de instrumentos digital. 

Apesar do GR Yaris ter quase três anos, a Toyota conseguiu reforçar o seu apelo com o lançamento de uma nova transmissão automática, denominada “Direct Auto Transmission” ou GR-DAT. A marca reivindica que proporciona uma maior agradabilidade de condução do que a caixa automática “normal”.