Mobieco

Publicidade

Nova aposta da Toyota para os crossover elétricos é o bZ Compact SUV

Texto: Carlos Moura
Data: 17 de Novembro, 2022

A Toyota apresentou o protótipo bZ Compact SUV que poderá vir a reforçar a gama de veículos elétricos da marca e com a carroçaria mais popular junto dos consumidores.

A Toyota revelou o bZ Compact SUV, um protótipo que antecipa a versão de produção do futuro SUV elétrico da marca japonesa e que deverá ter um posicionamento abaixo do bZ4X. 

Em termos de imagem exterior, o bZ Compact SUV é dominado por linhas agressivas e musculadas, mantendo, no entanto, a identidade visual típica dos (ainda poucos) veículos elétricos marca. 

Alguns elementos como os grupos óticos em forma de gancho e ligados por uma barra luminosa são bastante familares, mas quase todo o design é inteiramente novo. 

Nos veículos elétricos procura-se reduzir a resistência aerodinâmica ao mínimo para aumentar a autonomia e o bZ Compact SUV acompanha essa tendência com linhas esguias, designadamente em redor do habitáculo.

A sustentabilidade é assegurada com a utilização no habitáculo de materiais de origem renovável ou reciclada, designadamente nos bancos. O interior também conta com bastantes elementos que se assemelham aos empregues no bZ4X.

LEIA TAMBÉM
Toyota bZ4X retoma produção e entregas

A parte central é dominada por um ecrã curvado do sistema de infoentretenimento que funciona em associação com um assistente digital denominado Yui que transmite informações aos ocupantes através de sinais luminosos e acústicos.

O volante tem um formato achatado em cima e em baixo que pode ser introduzido ou não na versão final de produção. Será de referir que esse volante está disponível, em opção, no Lexus RZ, modelo que partilha a plataforma com o bZ4X.