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Toyota ressuscita mítico AE86 para era elétrica

Texto: Carlos Moura
Data: 17 de Janeiro, 2023

A Toyota apresentou dois protótipos baseados no mítico AE86 para a era elétrica, sendo que um deles possui uma cadeia de tração a hidrogénio e o outro a bateria.

As conversões de carros antigos para veículos de emissões zero estão a ganhar popularidade porque consiste numa forma inteligente de manter vivos modelos de outros tempos para as gerações futuras. A Toyota prevê o potencial de fábrica nesta direção com dois protótipos que vão fazer a sua estreia no Salão Automóvel de Tóquio, no Japão.

Os dois protótipos são baseados no Toyota AE86, mas têm cadeias cinemáticas diferentes. O AE86 H2 concept tem carroçaria do Trueno com faróis retráteis e pintura em duas cores: branco e preto. O veículo tem um visual quase de série, mas apresenta bastantes alterações por baixo da carroçaria. Uma delas consiste nos dois depósitos de hidrogénio, originários do Mirai, instalados na bagageira.

Toyota AE86 BEV

O motor de quatro cilindros por baixo do capot manteve a forma original, mas recebeu injetores de combustível modificados, tubos de combustível e velas de ignição para satisfazerem as especificações do sistema de hidrogénio.  

O fabricante nipónico refere que desenvolveu o veículo para que o som e as vibrações do motor de combustão interna continuem a estar presentes.

Versão elétrica a bateria

O segundo protótipo é o AE86 BEV que possui carroçaria do Levin com grupos óticos fixos. A decoração é quase igual à do AE86 H2 concept, mas por baixo da carroçaria esconde uma linha motriz elétrica que compreende um motor elétrico originário do Tundra Hybrid, uma bateria do Prius plug-in hybrid e componentes de outros modelos de produção da Toyota e da Lexus. 

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A maior surpresa consiste numa transmissão manual e a Toyota diz que é para manter o equilíbrio de peso do carro tão próximo quanto possível do original. A marca reivindica que o veículo proporciona uma experiência única de condução, combinando o envolvimento de um carro com três pedais com as “caraterísticas robustas de condução” de um veículo elétrico.