Toyota Supra. Campanha para restaurar carro da TOM's Racing

A equipa da TOM's Racing lançou uma campanha de crowdfunding para recuperar o Toyota Supra que participou no Campeonato Japonês de Super GT.

A equipa da TOM's Racing lançou uma campanha de crowdfunding para recuperar o Toyota Supra que fez história, na segunda metade da década de '90. Colocar o carro no estado original deverá custar 410 mil euros.

Um Toyota Supra da equipa Castrol TOM's Racing foi recentemente descoberto e a equipa decidiu voltar a colocar o veículo no seu estado original.

O Supra deverá ser um dos veículos mais famosos que competiram no campeonato japonês de Super GT e foi responsável por levar a uma nova dimensão a rivalidade entre a Nissan e a Toyota.

Tudo começou com um artigo publicado no Japão na rede social Reddit a pedir donativos e a dar detalhes sobre a história do carro, assim como os planos para o restaurar. Após a sua carreira de sucesso como automóvel de competição, o veículo desapareceu do mapa até ser descoberto num armazém na região de Chugoku.

https://youtu.be/riK1Ub1426s

Ninguém sabe ao certo como o carro lá foi parar, mas provavelmente esteve nesse armazém durante bastantes anos. A TOM's Racing encarregou-se do restauro e pediu donativos para avançar com o projeto, tendo lançado uma campanha de crowfunding no valor de 50 milhões de ienes (410 mil euros).

O primeiro objetivo da equipa é a obtenção de um financiamento de 10 milhões de ienes (82 mil euros) que se destina ao restauro exterior e interior do automóvel. O seu objetivo de financiamento é de 30 milhões de ienes (245 mil euros) e destina-se a colocar o veículo em condições de circular. Após o restauro completo, a equipa pretende fazer o carros regressar aos circuitos.

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Chegou o novo Toyota Supra

O Toyota Supra da Castrol TOM's Racing surgiu pela primeira vez no Campeonato Japonês de Grand Touring de 1995. Para desalojar da liderança do Nissan Skyline, a Toyota decidiu não utilizar o motor 2JZ do modelo de série, mas, sim, o propulsor turbo de 2,0 litros 3S-GT, que equipava o Toyota Celica WRC. Aquele motor debitava uma potência de 493 cv e um binário de 600 Nm.

A estreia em competição foi no dia 25 de junho na pista Sendai Hi-Land e obteve várias outras vitórias nas temporadas seguintes daquele campeonato.