Tesla Model Y recebe nova versão Performance

A Tesla reforça a oferta do Model Y com a nova versão Performance, que anuncia uma autonomia de até 580 quilómetros, graças a uma nova química da bateria, e um consumo médio de 16,2 kWh/100 km. A nova proposta já está disponível, com preços a partir de 61 990 euros. As primeiras entregas começam neste mês de setembro.

Após a introdução do novo Model Y no primeiro trimestre de 2025, a Tesla anuncia o lançamento da nova versão Performance, que vem equipado com uma motorização elétrica, que desenvolve uma potência de 460 cv, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h.

A bateria recebeu uma atualização, estando dotada com novas células que proporcionam uma maior densidade energética sem aumentar o peso. Graças à combinação com as linhas aerodinâmicas da carroçaria, a Tesla reivindica um consumo médio de 16,2 kWh/100 km e uma autonomia, em ciclo WLTP, de até 580 quilómetros. Para este efeito contribui igualmente a unidade de acionamento de performance avançada que garante mais binário, potência e uma eficiência melhorada.

O Model Y Performance recebeu ainda uma afinação do chassis para parecer mais intuitivo e reativo, contando com novas molas barras estabilizadoras e casquilhos.

O novo sistema de suspensão adaptativa, concebido internamente pela Tesla, tira partido de um algoritmo de controlo totalmente novo, que proporciona uma condução equilibrada e um caráter de manobrabilidade otimizado para todos os cenários de condução, ajustando em tempo real as intervenções do condutor e da estrada e expandindo a performance global e a capacidade veículo.

Semelhanças e diferenças

O Model Y Performance passa a oferecer modos de condução personalizáveis que influenciam a suspensão adaptativa, a assistência à estabilidade, a tração e os controlos de dinâmica do veículo. Segundo a marca, isto cria maior liberdade e uma experiência de condução mais envolvente, personalizada de acordo com a disposição do condutor.

A Tesla reivindica que é fácil aceder a todas as definições através do ecrã tátil central intuitivo, permitindo ajustes rápidos à dinâmica do veículo.

O Tesla Model Y Performance partilha com os restantes membros da gama um tejadilho panorâmico com vidro acústico em todo o habitáculo, um ecrã tátil traseiro de 8", bancos da segunda fila com reclinação elétrica, Autopilot, atualizações de software automáticas.

Específicos desta versão Performance são os painéis dianteiro e traseiro, que foram modernizados a pensar nas prestações mais elevadas, as jantes forjadas de 21" Arachnid 2.0, com tampões abertos integrados para maior eficiência, as pinças de travão Performance vermelhas, o emblema Performance na porta da bagageira, a iluminação do piso exterior com logótipo Performance, os Acabamentos em preto brilhante no painel dianteiro, no painel traseiro e nas tampas dos espelhos e o spoiler em fibra de carbono para maior estabilidade a alta velocidade.

Ecrã tátil de 16”

O interior distingue-se pelos bancos Performance na fila dianteira com extensores elétricos das almofadas na zona das coxas, os encaixes no acabamento das portas e painel de instrumentos em fibra de carbono e os pedais em alumínio.

Por sua vez, o ecrã tátil de 16”com molduras mais finas e uma resolução mais elevada, inclui quase 80% mais píxeis do que o ecrã de 15,4" das outras versões do Model Y, proporcionando uma experiência mais suave e envolvente, seja ao ajustar os controlos do veículo ou a ver as suas séries favoritas com o veículo estacionado.

O novo Model Performance é construído na Gigafactory Berlin-Brandenburg, estando já disponível para encomenda no nosso país, com preços de venda ao público a partir de 61 990 euros. As entregas aos clientes começam ainda neste mês de setembro.