Cybertruck alvo do primeiro teste de colisão. Terá passado?

É a primeira vez que a Tesla Cybertruck é posta à prova num teste de colisão e a verdade é que a pick-up demonstrou índices de segurança ao nível daquilo que são os carros da marca de Palo Alto.

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) realizou os primeiros testes de colisão à carrinha pick-up mais empolada de sempre, a Tesla Cybertruck.

Mais de um ano após as suas entregas terem começado, a pick-up da marca de Palo Alto tem, finalmente, uma classificação oficial de segurança contra acidentes e o resultado é notável: cinco estrelas na avaliação geral e em quase todas as restantes categorias individuais.

Começando pelo teste de colisão frontal, em que o veículo testado embate numa barreira a 35 milhas por hora (aprox. 56 km/h), a NHTSA atribuiu a classificação máxima de segurança de cinco estrelas para o condutor e de quatro estrelas para o passageiro.

O relatório refere que os airbags do condutor e do passageiro foram acionados corretamente durante o teste, mas que os airbags de joelho de ambos não disparam.

Em resposta a este resultado, a Tesla revelou já que os airbags para os joelhos foram concebidos para não serem acionados neste tipo de teste específico.

Passando para o teste da barreira lateral, a Cybertruck recebeu, mais uma vez, uma pontuação global de segurança de cinco estrelas.

Esta categoria é composta por dois testes individuais, cujos resultados obtidos são, depois, combinados numa única classificação global.

Os dois testes individuais são o da barreira lateral, que simula uma colisão entre dois veículos num cruzamento, e o teste do poste lateral, que simula uma colisão contra um objeto fixo, como uma árvore ou poste.

Em cada um destes exames, a pick-up recebeu uma classificação de cinco estrelas, tanto para o banco da frente, como para o banco de trás.

Por último, o teste de resistência à capotagem, no qual a Cybertruck recebeu a “pior” classificação, sendo essa de quatro estrelas.

Neste teste, é medido o risco para os ocupantes numa situação de capotagem, após perda de controlo do veículo, com a NHTSA a observar que a pick-up da Tesla não tombou durante o teste dinâmico, mas que existe um risco de capotamento de 12,4%.

Os testes de segurança foram efetuados no final do ano passado pela Applus+ Idiada Karco Engineering, em Adelanto, Califórnia, nos Estados Unidos da América.

Os resultados dos testes de colisão foram publicados pela NHTSA, a 15 de janeiro.

A Cybertruck é a mais recente entrada no registo muito positivo de produtos da Tesla, nos testes de colisão da NHTSA.

Até à data, todos os veículos da marca liderada por Elon Musk receberam uma classificação de segurança global de cinco estrelas.

Ao contrário de outros veículos da empresa norte-americana, é improvável vermos os resultados deste veículo num teste levado a cabo pelo “nosso” Euro NCAP, uma vez que a pick-up não é vendida no Velho Continente, por várias razões.

  • Dizemos-lhe as razões. Tesla Cybertruck dificilmente chegará à Europa

    ID: 192762 | 6043046276