A Tata Motors e o Iveco Group anunciaram um acordo que irá conduzir à criação de um fabricante global de veículos comerciais, com a transação a ser concluída no segundo trimestre de 2026 por um valor de 3,8 mil milhões de euros. A aquisição por parte do conglomerado indiano inclui a Iveco, Iveco Bus, Heuliez e FPT Industrial, mas deixa de fora a Iveco Defense Vehicles e a Astra, que foram vendidas à Leonardo.
Em comunicado de imprensa, a Tata Motors e o Iveco Group referem que foi alcançado um acordo para criar um grupo de veículos comerciais com o alcance, portefólio de produto e capacidade industrial para se tornar um campeão global neste setor dinâmico.
A fusão entre a Tata Motors e a Iveco irá criar um grupo com vendas anuais superiores a 540 mil unidades, com receitas combinadas de aproximadamente 22 mil milhões de euros, divididas entre a Europa (cerca de 50%), India (cerca de 35%) e Américas (cerca de 15%), com posições interessantes em mercados emergentes na Ásia e e África.
Segundo o comunicado de imprensa, “a oferta pública de aquisição voluntária recomendada prevista (a “Oferta”) será efetuada pela TML CV Holdings PTE LTD ou por uma nova sociedade de responsabilidade limitada a ser constituída ao abrigo da legislação holandesa (o “Ofertante”), que será detida a 100%, direta ou indiretamente, pela Tata Motors”.