Suzuki apresenta o e-Vitara à Europa

Apresentado no final de 2024, a Suzuki aproveitou agora o Salão Automóvel de Bruxelas para mostrar, aos europeus, o seu primeiro modelo elétrico estratégico a nível global, o e-Vitara. Embora e para já, ainda sem data de início de comercialização assumida.

Principal protagonista num stand onde figurava a restante gama da marca de Hiroshima, o Suzuki e-Vitara é um SUV compacto inspirado no concept eVX, que se anuncia, igualmente, como o primeiro modelo 100% elétrico do fabricante nipónico para a Europa.

Exibindo a nova filosofia de design “Hig-Tech & Adventure”, que resulta numa imagem sólida e moderna, o e-Vitara anuncia um comprimento total de 4,27 m, complementado com uma largura de 1,80 m e uma altura de 1,63 m.

Ainda mais importante, os 2,70 metros de distância entre eixos, a prometerem não somente uma óptima habitabilidade interior, como também uma igual capacidade de carga na bagageira.

De resto e segundo nos foi dado a ver em Bruxelas, o primeiro elétrico da Suzuki apresenta, igualmente, uma estética interior moderna e de linhas sólidas, embora também muito idêntica à do novo Toyota Urban Cruiser; aliás e ao contrário do que aconteceu, num passado recente, com outros modelos partilhados (a carrinha Swace, por exemplo, além do SUV Across) entre os dois construtores, desta feita, foi a Suzuki que desenvolveu o projecto que deu origem aos dois modelos.

Ainda no habitáculo,“exigências” hoje em dia muito valorizadas pelos consumidores, como é o caso dos ecrãs digitais, que neste e-Vitara surgem integrados num único e generoso painel, a abarcar grande parte do tablier, e a que se junta um volante ligeiramente quadrado e que nos pareceu de boa pega.

Igualmente a despertar a atenção, as invulgares saídas de ar quadradas que marcam o tablier, a opção pela manutenção de vários comandos físicos (inclusive, o botão rotativo da caixa) e a presença de vários espaços de arrumação. Com destaque, neste domínio, para a prateleira sob a consola entre os bancos.

Duas baterias, três motorizações

Recordar que, tal como já revelámos aqui na TURBO, o e-Vitara baseia-se numa nova plataforma específica para veículos elétricos de nome “HEARTECT-e”, com a qual a Suzuki propõe duas baterias distintas - 49 kWh e 61 kWh - e três motorizações elétricas: com 106 kW (144 cv(189 Nm) e 128 kW (174 cv/189 Nm), no caso da bateria mais pequena, aproveitando igualmente um sistema de tração apenas dianteira; com 135 kW (183 cv/300 Nm), no caso da bateria maior, em que o modelo passa a contar ainda com tracção integral, graças à introdução de um segundo motor elétrico para o eixo traseiro.

Para já sem prestações ou consumos conhecidos, mas apenas um peso em vazio que varia entre os 1.702 kg da versão de entrada e os 1.899 kg a que pode chegar o 4WD, o Suzuki e-Vitara beneficia, ainda, de uma altura ao solo de 180 mm, mais um raio de viragem de 5,2 m, para se afirmar, tanto no alcatrão, como fora de estrada. Neste último caso, apoiado, igualmente, por um modo Trail.

A terminar, dizer apenas que, apesar do primeiro contacto com os consumidores europeus, o Suzuki e-Vitara não tem ainda data de chegada prevista aos concessionários, nomeadamente, portugueses.