A Suécia quer abrir a primeira autoestrada elétrica com tecnologia para carregamento de veículos em andamento em 2025. O primeiro objetivo passa pela eletrificação de 3000 quilómetros que permitam carregamento por indução.
A Suécia decidiu fazer história com a inauguração do primeiro troço de uma autoestrada eletrificada em 2025. O ERS (sistema elétrico rodoviário) permitirá aos veículos elétricos carregarem a bateria em andamento, garantindo maiores distâncias percorridas entre visitas aos postos de carregamento.
A autoestrada escolhida foi a E20, que estabelece a ligação entre as cidades de Estocolmo, Gotemburgo e Malmö, e integra um plano que prevê uma extensão superior a 3000 quilómetros de estradas eletrificadas. Mas até agora existe um pequeno detalhe acerca desta rede: ainda não definido qual o tipo de tecnologia eletrificada terá a primeira autoestrada.

A Suécia tem sido pioneira na implementação de testes com estradas eletrificadas e já experimentou três soluções. Em 2016, foi inaugurado um troço de dois quilómetros em Gävle, no centro da Suécia, que utilizava linhas elétricas aéreas para permitir aos camiões carregarem através de pantógrafos, solução semelhante aos metros ligeiros de superfície ou aos comboios.
Mais tarde, um troço de estrada com extensão de 1,6 quilómetros em Gotland foi eletrificado, tendo sido utilizadas bobinas por baixo do asfalto para carregamento. Em 2018, a Trafikverket introduziu o primeiro carril de carregamento num troço de dois quilómetros que possibilitava aos camiões elétricos baixarem um braço que recebia a energia.
Princípio semelhante aos carregadores de indução
Apesar das linhas aéreas por catenária serem exclusivamente para os camiões existem vantagens para os utilizadores de automóveis, caso seja implementado um sistema de carregamento por baixo do solo. A tecnologia funciona à semelhança dos carregadores de indução dos smartphones: é instalada uma placa por baixo do piso e os veículos equipados com uma bobina recetora são recarregados ao passarem sobre ela. Esta solução tem vindo a ser testada na Alemanha e no Michigan, nos Estados Unidos.
Na teoria, esta solução poderia aumentar a autonomia de um veículo elétrico ou também poderá favorecer o aparecimento de veículos elétricos mais baratos equipados com baterias de menor capacidade.
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De acordo com os investigadores, apenas 25% da rede de estradas da Suécia necessitaria de ser eletrificada para disponibilizar a opção mais eficiente. O canal de notícias Euronews adianta que a Suécia estabeleceu uma parceria com a Alemanha e a França para partilhar a experiência e os resultados do teste, enquanto o Reino Unido, os Estados Unidos e a Índia também estão a fazer planos para construírem estradas eletrificadas.