A primeira estrada que carrega veículos elétricos do mundo abriu na Suécia. Tem dois quilómetros e liga o aeroporto de Arlanda em Estocolmo a um centro de logística.
A ideia de uma estrada que conseguisse carregar veículos elétricos já tinha sido estudada por marcas como a Renault mas transcreve-se agora à realidade na Suécia. Ligando o aeroporto de Arlanda, em Estocolmo, a um centro de logística próximo, a estrada, que recebeu o nome ‘eRoadArlanda’, foi inaugurada na passada quarta-feira, dia 11 de abril. Esta pode ser uma solução para apoiar a independência dos combustíveis fósseis no país nórdico em 70% até 2030.
A energia é transferida através de dois trilhos na estrada e de um suporte movível que entra em contacto com os veículos. Conforme o automóvel (ligeiro ou veículo pesado) circula sobre os trilhos, o mecanismo deteta a localização e entra em contacto, num processo automatizado que calcula inclusivamente o custo da eletricidade transferida a cada utilizador.
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“Tudo é 100% automático, baseado no conector que deteta magneticamente a estrada”, sublinhou Hans Sall, CEO do Consórcio eRoadArlanda ao The Local. Os utilizadores “conduzem normalmente, o conector desce automaticamente para os trilhos e, se deixar os trilhos, [o conector] subirá automaticamente”. Uma vez que dados também são enviados através de cabos elétricos, “não há problema em identificar o carro e o trilho saberá se [o utilizador] tem permissão para recolher eletricidade ou não e conseguirá cobrar”, explicou o responsável.








A tecnologia une-se à sustentabilidade num sistema que o Consórcio, juntamente com o Ministério dos Transportes sueco, espera adaptar em mais estradas do país.