Stellantis quer produzir quadriciclos com montagem tipo IKEA

A Stellantis acaba de estabelecer uma parceria com a empresa sueca Luvly com vista à adopção do processo de montagem desta última, semelhante ao da IKEA, para um novo tipo de quadriciclos.

Numa altura em que já possui várias propostas para o segmento, como é o caso do Citroën Ami, do Opel Rocks ou do Fiat Topolino, o grupo automóvel Stellantis prepara-se para expandir o negócio, com uma nova solução de fabrico e entrega.

Segundo avança a britânica Autocar, a Stellantis acaba de celebrar uma parceria com a start-up sueca de fabrico de quadriciclos Luvly, para partilha do processo de montagem desenvolvido por esta última, e que apresenta muitas semelhanças com o sistema de montagem da fabricante de mobiliário para a casa IKEA.

Na base do processo está o design patenteado de chassis da Luvly, o qual utiliza uma série de grandes painéis compostos, unidos por conetores de alumínio extrudido, nos quais são montados outros componentes-chave, como a suspensão, os motores e os painéis de carroçaria.

Desta forma, explicou o CEO da Luvly, Hakan Lutz, à Autocar, “os painéis tornam-se muito baratos, além de que podemos enviá-los em peças”.

Mais compacto, mais barato

Ainda segundo a mesma fonte, o envio do carro numa embalagem do tipo IKEA acaba por levar a poupanças enormes nos custos de transporte, com um contentor standard de pouco mais de seis metros a conseguir acomodar cerca de 20 unidades do quadriciclo fabricado pela Luvly, de nome “0”.

O mesmo tipo de contentor pode servir, igualmente, para transportar até 250 carroçarias não montadas do mesmo veículo.

Elétrico com 100 km de autonomia

Relativamente ao “0”, o site britânico avança que, embora ainda não estando à venda, o quadriciclo sueco deverá chegar ao mercado com um trem de força 100% elétrico, apoiado numa bateria de 6,4 kWh substituível, com a qual deverá conseguir fazer cerca de 100 km com uma só carga. Assim como atingir velocidades máximas na ordem dos 90 km/h.

Quanto ao preço, a Luvly prevê colocar o “0” no mercado a um preço de 10.000€, de forma a posicionar-se como um rival directo de propostas já instaladas como o Mobilize Duo.

Para a Luvly, a parceria agora assinada com a Stellantis visa, acima de tudo, “mostrar que conseguimos cumprir as nossas promessas”, afirmou Lutz à publicação Zag Daily.