Stellantis poderá retomar produção dos motores V8 Hemi

O motor V8 Hemi poderá estar de volta. Ao que tudo indica, a Stellantis está a preparar-se para voltar a produzir o icónico bloco, contrariando a tendência da eletrificação.

A Stellantis está a planear reiniciar a produção dos motores Hemi V8, desde o mais “pequeno”, com 5,7 litros de capacidade, até ao 6,2 litros sobrealimentado.

É certo que o motor ainda se encontra disponível na atual geração do SUV Dodge Durango e no Jeep Wrangler 392 (não comercializados na Europa devido às emissões), mas também não é menos verdade que já não pode ser encomendado em modelos de maior peso comercial, como o novo Dodge Charger e na pickup Ram 1500.

No entanto, isso poderá estar prestes a mudar. A publicação Mopar Insiders afirma, citando fontes não identificadas, que o grupo automóvel vai retomar a produção do bloco icónico na sua fábrica de motores de Dundee, no Michigan, Estados Unidos da América (EUA).

A decisão contraria aquilo que o anterior CEO da empresa, o português Carlos Tavares, havia decidido e que passava por descontinuar esta gama de motores a combustão. No entanto, com a sua saída, parece que um possível regresso deste motor está a ganhar força.

De acordo com a mesma fonte não identificada, a Stellantis irá basear os futuros blocos Hemi na arquitetura Gen III, lançada em 2003. Há também rumores de que será adicionada uma variante de cilindrada ainda maior.

Influência de Trump

A decisão de retomar a produção dos Hemi V8 ocorre num contexto de mudanças nas políticas de emissões nos EUA.

Recentemente, o novo presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou a desregulamentação de vários aspetos relacionados com a indústria automóvel norte-americana, como a revogação de incentivos para veículos elétricos e a reescrita dos padrões de economia de combustível.

Medidas que poderão ter influenciado os altos decisores da Stellantis a retomar a produção destes motores a combustão.

Tim Kuniskis, CEO da Ram, não descartou o regresso dos motores Hemi à marca, embora saliente que a atual arquitetura (elétrica) da Ram 1500 não é compatível com os blocos térmicos. No entanto, também recordou que a limitação aplica-se apenas a curto prazo.

Se o que foi avançado pela Mopar Insiders for exato, a unidade fabril de Dundee, nos EUA, poderá começar a fabricar o motor de 5,7 litros de capacidade, já em agosto deste ano.