Stellantis PSA FCA

Publicidade

Fusão concluída. Stellantis nasce das cinzas de PSA e FCA

Texto: Redação
Data: 18 de Janeiro, 2021

Negócio concretizado. Culminando um processo longo, mas que, ainda, assim,  acabou sendo concluído ligeiramente mais cedo que o previsto, a Stellantis N.V., novo gigante automóvel resultante da fusão entre a PSA e FCA, é já uma realidade e um player ativo no mercado automóvel mundial.

O anúncio da consumação da fusão entre a Peugeot S.A. (Groupe PSA) e a Fiat Chrysler Automobiles N.V. (FCA) foi feito no passado sábado, a pouco menos de 48 horas da entrada em bolsa das acções ordinárias do novo construtor automóvel, na Euronext, em Paris, e no Mercato Telematico Azionario, em Milão, esta segunda-feira, dia 18 de janeiro de 2021.

Já na New York Stock Exchange, as acções começarão a ser transaccionadas partir de terça-feira, dia 19 de janeiro de 2021. Sempre e tal como na Europa, com o símbolo de registo ‘STLA’.

LEIA TAMBÉM
Negócio concretiza-se dia 16. Accionistas da PSA e FCA aprovam fusão

A marcar o arranque das operações do novo construtor mundial, no mercado mundial, a nomeação, já no domingo, do novo Conselho de Administração da Stellantis, com o qual entraram também em vigor os Estatutos da Empresa.

Assim e tal como já anunciado anteriormente, o Conselho de Administração da Stellantis é composto por dois diretores executivos, John Elkann (Presidente) e Carlos Tavares (Chief Executive Officer), apoiados por nove diretores não executivos: Robert Peugeot (Vice-Presidente), Henri de Castries (Diretor Independente Sénior, atuando como voorzitter ao abrigo da legislação holandesa), Andrea Agnelli, Fiona Clare Cicconi, Nicolas Dufourcq, Ann Frances Godbehere, Wan Ling Martello, Jacques de Saint-Exupéry e Kevin Scott.

Carlos Tavares PSA Mike Manley FCA

A par do Conselho de Administração da Stellantis, foi igualmente nomeado um Conselho Fiscal, um Comité de Remuneração e um Comité de Governança e Sustentabilidade.

No caso do Conselho Fiscal, fazem parte deste orgão Ann Godbehere (Presidente), Wan Ling Martello e Henri De Castries, enquanto no Comité de Remuneração, estão Wan Ling Martello (Presidente), Andrea Agnelli, Henri De Castries, Fiona Cicconi e Robert Peugeot.

Já do Comité de Governança e Sustentabilidade, fazem parte Henri De Castries (Presidente), Andrea Agnelli, Fiona Cicconi, Nicolas Dufourcq e Kevin Scott.