Mobieco

Publicidade

SMTUC de Coimbra recebem mais cinco autocarros elétricos da BYD

Texto: Carlos Moura
Data: 30 de Março, 2022

A frota dos SMTUC de Coimbra passou a contar com mais cinco autocarros elétricos de 12 metros, que foram fornecidos pela BYD e se vieram juntar aos oito entregues no início de 2019.

A BYD entregou um segundo lote de cinco autocarros elétricos de 12 metros aos SMTUC – Serviços Municipais de Transportes Urbanos de Coimbra, que se seguiu ao primeiro fornecimento de oito unidades no início de 2019.

A entrega decorreu durante uma cerimónia pública na cidade de Coimbra, que contou com as presenças do presidente da autarquia, José Manuel Silva, dos membros do conselho de administração dos SMTUC, Ana Bastos, Carlos Lopes e Miguel Fonseca, assim como Joaquin Bellido, diretor ibérico de eBus da BYD Europe.

A BYD tem vindo a apoiar os SMTUC na implementação da sua estratégia ambiental com a adoção de soluções sustentáveis para o transporte público. Os SMTUC introduziram na sua frota os primeiros oito autocarros elétricos para o transporte público que estão em operação em várias carreiras urbanas do município de Coimbra.

Na altura foram os primeiros autocarros elétricos de 12 metros que integraram a frota dos SMTUC. Aqueles oito veículos da BYD já percorreram mais de 700 mil quilómetros e evitaram mais de 760 toneladas de emissões de dióxido de carbono.

Bis em Coimbra

A primeira entrega aos SMTUC representou também a estreia dos autocarros elétricos da BYD em Portugal. A integração com sucesso destes autocarros elétricos no município de Coimbra, assim como a resposta positiva por parte dos passageiros, foram os factores que levaram os SMTUC a adjudicar o segundo lote de autocarros elétricos de 12 metros à BYD, no âmbito de um concurso público internacional, num investimento de 2,4 milhões de euros.  

LEIA TAMBÉM
SMTUC. Coimbra vai comprar mais cinco autocarros elétricos à BYD

Os cinco novos autocarros elétricos de 12 metros estão equipados com a mais recente geração de baterias de fosfato de ferro, que estão otimizadas para uma longa vida útil.

A autonomia dos autocarros é de 300 quilómetros entre carregamentos, o que permite assegurar um serviço contínuo sem interrupções para carregamentos intermédios. Cada autocarro tem uma lotação para 80 passageiros e também está preparado para responder às necessidades das pessoas de mobilidade reduzida.